fbpx

ESTRUTURA E FUNÇÕES DA PELE

A pele é um grande órgão com diversas funções, dentre elas: fotoproteção, regulação térmica, barreira de proteção, expressão de beleza e atratividade física. Cada função é exercida por células específicas de cada camada. Confira:

 

<strong>Epiderme</strong>
Camada externa, visível a olho nu. Apresenta uma camada na superfície – Estrato Córneo, que é semipermeável e serve de barreira contra agentes do ambiente externo e contra a perda de líquidos e elementos do corpo. Ela é envolvida por uma película de gordura, que aumenta ainda mais a proteção contra a perda de água. Em processos inflamatórios, essa camada pode ficar espessa e descamar. Na Epiderme são encontradas células produtoras de Melanina, substância responsável pela proteção contra raios UV; além de outras células que fazem a defesa contra microorganismos.

&nbsp;

<strong>Derme</strong>
Camada intermediária formada por uma rede de colágeno que dá estrutura; pela elastina responsável pela elasticidade da pele; e por uma matriz em forma de gel contendo principalmente água e ácido hialurônico, responsável pela arquitetura e consistência hidratada da pele. É nessa camada onde se localizam os vasos e nervos sensitivos, responsáveis pela nutrição e sensações cutâneas, e os anexos cutâneos: folículo piloso, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas (responsáveis pela regulação térmica através da produção do suor).

&nbsp;

<strong>Hipoderme</strong>
Camada mais profunda, formada por células de gordura, que funciona como uma base amortecedora contra traumas, reserva energética, isolante térmico e modelador da superfície corporal. Conhecendo profundamente esse órgão, entendemos mais sobre as doenças e processos de mudanças da pele. Assim, podemos programar a melhor conduta para cada situação.



LEIA
OUTROS
ARTIGOS

TIPOS DE PELE

O tipo de pele é determinado pela genética, mas diversos fatores podem influenciar o estado da pele ao longo (...)

LEIA MAIS
>

LAVAR TODO DIA

Quem nunca teve essa dúvida na vida? Há quem pense que a prática constante pode ressecar os fios e (...)

LEIA MAIS
>