fbpx

Dermatologia Pediátrica na Barra da Tijuca

Dermatologia Pediatrica Barra da Tijuca
Dermatologista Pediátrica na Barra da Tijuca, RJ – Especialista

Dermatologia Pediátrica – Especialista

Barra da Tijuca – RJ: A pele infantil apresenta alterações fisiológicas e, às vezes patológicas, desde o primeiro dia do recém-nascido até a fase da adolescência. Por suas peculiaridades, merece especial atenção nos cuidados pela Dermatologia Pediátrica – Infantil.


Bêbes

A pele do bebê continua a se desenvolver até 12 meses após o nascimento, período que a função de barreira cutânea atinge sua maturidade. É considerada uma pele fina, frágil e sensível, com maior risco de apresentar irritações e alergias, maior capacidade de absorção dos produtos, e com maior chance de toxicidade local e sistêmica das substâncias passadas na pele.

Dessa forma, devemos ter cuidados com os produtos que escolhemos para a higiene diária, como sabonetes, xampus, lenços umedecidos, até os produtos de higiene das roupinhas. Devemos evitar produtos contendo perfumes, corantes ou simuladores de cores e aromas, pelo risco maior de dermatite de contato e erupções.

O banho deve ser sempre rápido e com temperatura adequada, evitando uso de esponjas, e voltado para higiene de áreas importantes com dobras, pescoço e áreas de fralda.

O uso de hidratantes adequados diariamente após o banho, às vezes é imprescindível no cuidado da pele de alguns bebês.

Alguns sabonetes, lencinhos, xampus, perfumes podem conter substâncias irritativas e tóxicas para seu bebê, mesmo quando aparece no frasco “dermatologicamente testado” ou “produtos naturais” ou “ph balanceado”. 

O mais importante é buscar uma Dermatologista Especialista em pele do bebê.


Crianças

As crianças possuem características específicas na pele e podem ser acometidas por problemas como a dermatite atópica e de fraldas, molusco contagioso, brotoeja, verrugas e outros problemas dessa fase.


As principais queixas no consultório sobre Dermatologia Pediátrica – Infantil

1- Dermatite Atópica
2- Hemangiomas e mal formações vasculares
3- Estrófulo
4- Millária (Brotoeja)
5- Dermatite Seborreica
6- Impetigo
7- Micoses
8- Dermatite de fraldas (Assadura)
9- Molusco Contagioso
10 – Pediculose

Dermatite Atópica

Dermatite atopica Dermatologia

Doença crônica e não contagiosa, a dermatite atópica é uma inflamação da pele de etiologia multifatorial e de caráter familiar.

Se manifesta na infância, e sua característica principal é de uma pele muito seca e sensível, com coceira importante que leva a vermelhidão e ferimentos principalmente nas áreas de dobras, apresentando períodos de melhora e piora durante o ano e costuma piorar no inverno.

O tratamento consiste nos cuidados diários com a pele, hidratação intensa e controle das crises com medicamentos, evitando infecções secundárias por bactérias.

Hemangiomas e mal formações vasculares

Hemangioma

O Hemangioma Infantil é uma lesão benigna que aparece como mancha ou tumoração, de coloração vermelha viva ou arroxeada.

É o tumor mais comum da infância e ocorre com maior frequência em crianças do sexo feminino e em prematuros.

Entretanto não existe um consenso sobre o que provoca o seu surgimento, portanto não há prevenção. Esse tumor tem uma evolução muito característica pois cresce rapidamente no início, normalmente atingindo 80% do seu volume máximo em até 4 meses de vida do bebê, e depois começa a involuir.


Quase a totalidade das crianças que nasceram com um Hemangioma geralmente apresentará apenas traços discretos do tumor ou até mesmo nenhuma lesão residual ao longo da vida.

Por conta disso, a maioria dos Hemangiomas não requer nenhuma forma de tratamento, sendo mais aconselhável acompanhar a evolução, já que, na sua maioria, o tumor não provoca nenhuma complicação.

Em alguns casos, o Hemangioma pode ulcerar, evoluindo com dor e sangramento, sendo assim deve ser tratado pelo médico dermatologista. Alguns pacientes com muitos hemangiomas, casos mais raros, devem ser investigados com exames complementares para descartar hemangiomas em órgãos internos.

Apesar de normalmente não ter necessidade de tratamento, alguns casos são tratados com medicação via oral e tópica (beta-bloqueadores e corticóides), ou até lasers e cirurgias. O mais importante mesmo é a avaliação e o acompanhamento pela Dermatologia Pediátrica para orientar a melhor conduta.

Estrófulo

Estrofulo

Essa doença é causada por picadas de insetos e geralmente causa coceiras que trazem incômodo aos pequenos. Estamos no verão, época de proliferação de insetos. Dessa forma, devemos ter cuidados redobrados com as nossas crianças.

👶🏻 O estrófulo é mais comum em crianças com predisposição alérgica, e geralmente regride com o passar do tempo. Mas não espere a lesão simplesmente “sumir”, pois pode ser de muito incômodo para o bebê. Leve a criança ao Especialista em Dermatologia Infantil.

O tratamento geralmente é bem simples e não causa dores.

5- Millária (Brotoeja)

Brotoeja millaria

Sabe aquelas “bolinhas” vermelhas que aparecem no tronco, pescoço e áreas de dobras das nossas crianças no calor?

Chamamos essa condição de Brotoeja ou Miliária, uma inflamação das glândulas sudoríparas causada pela obstrução da saída do suor.

O calor e a umidade, o excesso de roupas e agasalhos, o uso de óleos e cremes gordurosos, além da febre, são condições que podem favorecer a obstrução e o aparecimento das lesões.


Dependendo do grau de inflamação, além das bolinhas vermelhas, podem aparecer também pus e abscessos quando tem infecção secundária por bactérias.

Manter a pele da criança fresquinha e usar roupas leves é a melhor forma de prevenção e tratamento, mas em alguns casos mais intensos é necessário o uso de medicações para tratar a inflamação. Dessa forma é fundamental uma avaliação por uma Dermatologista Infantil

Dermatite Seborreica

Dermatite seborreica

Nos bebês chamamos essa condição de Crosta Láctea. As lesões aparecem como descamação no couro cabeludo, rosto e outras partes do corpo.

A condição nada tem a ver com falta de higiene ou de cuidados; na verdade, não sabemos exatamente as causas, mas a hipótese é de que a taxa hormonal aumentada na gravidez influencie na produção sebácea do bebê.

A Dermatite seborreica do lactente costuma aparecer na segunda semana de vida e pode durar até 6 meses.


Apesar de não ser uma condição grave, é necessário um acompanhamento para orientar os cuidados locais de remoção das crostas adequadamente evitando infecção e principalmente, para controlar os sintomas.

Por isso, busque ajuda de uma Dermatologista Pediátrica para receber a prescrição adequada do uso de medicamentos seguros para o bebê.

Impetigo

Impetigo

Impetigo é uma infecção bacteriana superficial da pele, altamente contagiosa, que acomete principalmente a face e membros das crianças.

Pode ocorrer após pequeno trauma local, picada de inseto ou coçadura de qualquer lesão prévia, favorecendo a entrada e infecção de bactérias.

A doença é caracterizada por crostas amareladas, por vezes bolhas, que vão disseminando localmente.

O tratamento inclui cuidados de higiene local e antibióticos tópicos ou orais mas na dúvida, nos primeiros sinais da doença, procure uma Dermatologista Pediátrica!

Micoses

Dermatologia Pediatrica Barra da Tijuca

Micoses superficiais são doenças causadas por fungos podendo atingir a pele, unhas e cabelos.

Alguns tipos de fungos vivem em nossos corpos mas sem causar nenhum tipo de dano. Entretanto, caso estes comecem a se reproduzir rapidamente, algumas doenças podem surgir.

Quando os fungos encontram condições favoráveis como calor, umidade, baixa imunidade ou mesmo após uso de antibióticos orais por longo prazo, eles podem proliferar e causar a infecção, se alimentando da queratina presente nestas áreas.

Dependendo do local acometido, os sintomas são diversos, podendo causar vermelhidão, descamação, coceira, perda dos pelos locais ou alteração das unhas. O mais importante é o diagnóstico e tratamento precoces, pois dependendo do grau de infecção, a resposta é demorada.

Dessa forma, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, secar bem as áreas de dobras após o banho, não ficar muito tempo com roupas molhadas e alternar meias e calçados fechados diariamente, são alguns hábitos que podem prevenir as micoses. 

Dermatite de Fralda (Assadura)

Popularmente conhecida como assadura, a dermatite de fralda é uma inflamação da pele do bumbum, genitália e coxas, em contato com a fralda, levando ao aparecimento de vermelhidão, descamação local e muito incômodo para o bebê.

As causas são diversas mas a prevenção é a melhor forma de evitar o desconforto dos nossos pequenos. Portanto, trocar a fralda constantemente evitando contato prolongado com fezes e urina, evitar o uso de lenços umedecidos para a limpeza preferindo usar algodão com água ou lavar a região suja nas trocas de fralda, usar pomadas adequadas que servem de barreira de proteção e deixar a área sempre sequinha, são algumas formas de evitar essa dermatite.


O exame dermatológico é muito importante quando aparece vermelhidão na área de fralda, pois infecções por fungos ou bactérias podem estar associadas e devem ser adequadamente tratadas.

Molusco Contagioso

O aparecimento de “bolinhas” na pele do seu filho pode ser Molusco Contagioso, uma doença infectocontagiosa.

Quer saber mais sobre esta doença? Separei algumas dúvidas comuns.

Entretanto, tenha em mente que NADA substitui a consulta dermatológica.

Pediculose

Pediculose piolho Dermatologia Pediatrica Barra da Tijuca

A pediculose é uma doença parasitária causada por piolhos. Detectá-los é mais trabalhoso, porém, sua presença pode ser confirmada pela presença dos ovos do piolho, as lêndeas, que ficam aderidas nos fios dos cabelos.

A transmissão ocorre por meio de contato direto com outros indivíduos “infectados”, destacando-se as situações de aglomeração infantil, como escolas e creches.

Por isso, fica aqui o meu alerta, uma vez que as aulas retornaram e nossas crianças ficam mais suscetíveis à pediculose.

Analise bem os cabelos dos seus filhos, mantenha uma higiene adequada, e nas crianças de cabelos longos, além disso, tente mandar sempre de cabelo preso para a escola.

Acima de tudo, não se esqueça que em caso de piolhos, procure uma Especialista em Dermatologia Infantil. 


Devemos sempre ter muito cuidado com a fotoproteção dos nossos pequenos? Assista este vídeo!

Dicas da Especialista – Dermatologista Pediátrica Barra da Tijuca – RJ

Quer ver mais vídeos sobre cuidados dermatológicos e Dermatologia Pediátrica? Então veja e se inscreva no meu canal do Youtube: Meu Canal


Dermatologia Pediatrica Barra da Tijuca

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2RQE:21135

Sou graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pela Center for World University Ranking. Fiz residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Em 2013, obtive o título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Participo dos principais congressos de Dermatologia, nacionais e internacionais e tenho publicado o Trabalho Científico no Journal of the American Academy of Dermatology – JAAD uma das principais revistas científicas da dermatologia. Sou colunista do Jornal diário do Rio.

Atendo na minha Clínica de Dermatologia na Barra da Tijuca, próximo a Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Freguesia e Taquara. Sou especialista em Dermatologia Pediátrica / Infantil e Dermatologia para Gestantes na Barra da Tijuca – RJ.

Presencial ou Telemedicina (online)


Avaliação: 5 de 5.

Acima de tudo, Prezo pela Qualidade no Atendimento 💕 Veja os comentários em diversos canais:

Dra. Ana Carulina Moreno
5.0
Based on 10 reviews
powered by Facebook
Barbara Santana
Barbara Santana
2018-10-16T21:14:05+0000
Sidalia Meneses
Sidalia Meneses
2018-08-19T11:29:26+0000
Médica super competente e responsável. Sucesso Dra. Ana Carulina!
Carla Zeni
Carla Zeni
2018-07-04T17:28:44+0000
Atenciosa e competente!
Sonia Regina Pinheiro
Sonia Regina Pinheiro
2018-06-20T15:14:55+0000
Tem Unimed?
Tania Regina Alves Teixeira
Tania Regina Alves Teixeira
2018-06-07T00:41:29+0000
Muito boa!
Suely Soares
Suely Soares
2018-05-09T20:57:15+0000
Muito boa profissional
Maria José Guedes Pinto
Maria José Guedes Pinto
2018-03-29T23:31:28+0000
Denize Bastos
Denize Bastos
2018-02-10T03:06:41+0000
A Dr. Ana curou a dermatite atópica da minha filha que sofria desde o... nascimento ... muito obrigada e parabéns pela dedicação!����read more
Igor Varandas
Igor Varandas
2017-12-21T09:51:23+0000
Angela Costa
Angela Costa
2017-12-20T19:37:43+0000
Gleici Barbosa
Gleici Barbosa
2017-12-14T19:52:02+0000
Ana Maria Lessa
Ana Maria Lessa
2017-10-21T12:03:57+0000
Após sofrer 6 meses com um problema q nenhum médico conseguia resolver,essa... doutora resolveu meu problema num piscar de olhos. Essa sim é competente e muito eficiente. Recomendo!read more
Enedina Lessa
Enedina Lessa
2017-10-21T11:48:24+0000
Competente ,excelente profissional.Acreditem O profissional tem q amar a... profissão que escolheu e Dra Caruína é uma dela.read more
Isadora Lessa Moreno
Isadora Lessa Moreno
2017-08-12T01:55:49+0000
Cristiane Lima
Cristiane Lima
2017-07-05T11:53:21+0000
Heloisa Bonfim
Heloisa Bonfim
2017-07-05T11:23:48+0000
Parabens!! Muito competente!! Sucesso e muita luz em seu caminho..bjos!!
Gisa Delfim
Gisa Delfim
2017-07-05T10:12:44+0000
Bruna Devellard
Bruna Devellard
2017-07-05T02:59:37+0000
Gustavo Schneider Arueira
Gustavo Schneider Arueira
2017-07-05T02:53:53+0000
Simone O'Neil
Simone O'Neil
2017-07-05T02:15:53+0000
Aline Tresse
Aline Tresse
2017-07-05T01:42:30+0000
Sensacional!!!! Fui nessa médica uma vez e adorei... indico todos meus amigos... e familiares!!! Super competente ... ���read more
Fernanda Martins Dominguez
Fernanda Martins Dominguez
2017-07-05T01:06:37+0000
Hugo E Caru Moreno Godinho
Hugo E Caru Moreno Godinho
2017-07-05T01:03:06+0000
Fábio Pereira
Fábio Pereira
2017-07-05T00:17:41+0000
Deyse Mara Godinho Martins
Deyse Mara Godinho Martins
2017-07-05T00:12:00+0000
Parabénss e muito sucesso . Tenho certeza que é muito competente !
Rafael Oliveira Santos
Rafael Oliveira Santos
2015-06-20T11:19:47+0000
Marissonia Moreno
Marissonia Moreno
2015-06-03T11:54:42+0000
Marucia Marques Moreno Costa
Marucia Marques Moreno Costa
2015-03-27T02:19:37+0000
Roberta Chagas
Roberta Chagas
2015-03-11T21:35:33+0000
Marilena Oliveira Lessa
Marilena Oliveira Lessa
2015-01-22T21:30:50+0000
Irene Marinato
Irene Marinato
2014-10-27T18:03:53+0000
Sabrina Kahler
Sabrina Kahler
2014-10-27T15:55:04+0000
Sucesso Ana!!!!! Seu site está lindo, amei!!! Bjos!
Joao Avancini
Joao Avancini
2014-10-27T14:46:47+0000
Luciana Rodrigues
Luciana Rodrigues
2014-10-27T10:00:50+0000
Vc merece 5 estrelas vc é demais uhuuuu
Paolla Ribeiro
Paolla Ribeiro
2014-10-27T01:28:17+0000
Paolla Ribeiro
Paolla Ribeiro
2014-10-27T01:28:16+0000
Anabel Sanabria Smitter
Anabel Sanabria Smitter
2014-10-27T01:24:39+0000
Quería poder marcar muitas estrelas mais!!! E simplesmente brilhante. Como... médica, como dermatologista, como pessoa.Nota 10!read more
Carolina Gama Kato Lourenço
Carolina Gama Kato Lourenço
2014-10-26T23:55:38+0000
Patricia Watson
Patricia Watson
2014-10-26T23:24:19+0000
Minha dermatologista e da minha família! Extremamente séria e competente!... Super indico!read more
Ana Paula Lessa
Ana Paula Lessa
2014-10-26T23:07:53+0000
Ricardo Spina
Ricardo Spina
2014-10-26T22:48:19+0000
Sucesso, você merece.
Sereno Moreno
Sereno Moreno
2014-10-21T21:56:01+0000
Miriam Caroline
Miriam Caroline
2014-10-20T23:59:34+0000
Mila Lessa
Mila Lessa
2014-10-20T23:54:42+0000
Doutora 1000....mesmo de longe consegue me indicar o melhor tratamento quando... preciso e não erra nenhuma. ..�������read more
Next Reviews
Dra. Ana Carulina Moreno
5.0
Based on 3 reviews
powered by Google
Isadora Moreno
Isadora Moreno
17:31 16 Aug 20
Quando vou ao Rio de Janeiro, meu primeiro ponto de parada é no consultório... da Dra. Ana Carulina! Melhor dermatologista! Não deixo de visitá-la, fazer os procedimentos e receber as dicas valiosas passadas por ela! Super recomendo!leia mais
Aline Tresse
Aline Tresse
17:44 02 Oct 18
Faço tratamento com dra Ana Carulina mensalmente e não abro mão de forma... alguma, porque ela transformou a minha pele. Além de ser uma simpatia, educada e ter toda paciência para tirar dúvidas, é super competente e está sempre se atualizando.leia mais
Patricia Watson
Patricia Watson
16:04 02 Oct 18
Não existe dermato como ela! Sensacional!
Eduardo Oliveira De Carvalho
Eduardo Oliveira De Carvalho
18:28 24 Apr 18
Muito atenciosa e profissional!
Próximas avaliações

Conheça meu Instagram mas não deixe de seguir para não perder muitas outras publicações Dermatológicas sobre Dermatologia Pediátrica no RJ!

Dermatologista Pediátrica na Barra da Tijuca – RJ

Quer saber mais sobres dicas de Dermatologia – Infantil? Então acompanhe meus artigos no Jornal Diário do Rio

Veja minha matéria no Diário do Rio onde tenho diversos artigos relacionados ao cuidado com a pele:
https://diariodorio.com/author/dra-ana-carulina-moreno/


Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações de Dermatologia Pediátrica – Infantil, outros Tratamentos Estéticos e Dicas.
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
FACEBOOK: https://facebook.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
PÁGINA PRINCIPAL: Dra. Ana Carulina Moreno
# Dermatologista pediátrica Barra da Tijuca – RJ – Especialista



LEIA
OUTROS
ARTIGOS

TOXINA BOTULÍNICA OU PREENCHIMENTO

Toxina botulínica para dar mais volume aos lábios? Com a popularização dos procedimentos minimamente invasivos, é bem comum que (...)

LEIA MAIS
>

TELEMEDICINA PARA DERMATOLOGIA?

Dermatologista por Telemedicina - Consulta Online Como Funciona a Telemedicina para Dermatologia? Recebo diariamente muitas perguntas e dúvidas sobre (...)

LEIA MAIS
>