fbpx Skip to main content
Pediatrica

Dermatologia Pediátrica na Barra da Tijuca

Dermatologia Pediatrica Barra da Tijuca
Dermatologista Pediátrica na Barra da Tijuca, RJ – Especialista

Dermatologia Pediátrica – Especialista

Barra da Tijuca – RJ: A pele infantil apresenta alterações fisiológicas e, às vezes patológicas, desde o primeiro dia do recém-nascido até a fase da adolescência. Por suas peculiaridades, merece especial atenção nos cuidados pela Dermatologia Pediátrica – Infantil.


Bêbes

A pele do bebê continua a se desenvolver até 12 meses após o nascimento, período que a função de barreira cutânea atinge sua maturidade. É considerada uma pele fina, frágil e sensível, com maior risco de apresentar irritações e alergias, maior capacidade de absorção dos produtos, e com maior chance de toxicidade local e sistêmica das substâncias passadas na pele.

Dessa forma, devemos ter cuidados com os produtos que escolhemos para a higiene diária, como sabonetes, xampus, lenços umedecidos, até os produtos de higiene das roupinhas. Devemos evitar produtos contendo perfumes, corantes ou simuladores de cores e aromas, pelo risco maior de dermatite de contato e erupções.

O banho deve ser sempre rápido e com temperatura adequada, evitando uso de esponjas, e voltado para higiene de áreas importantes com dobras, pescoço e áreas de fralda.

O uso de hidratantes adequados diariamente após o banho, às vezes é imprescindível no cuidado da pele de alguns bebês.

Alguns sabonetes, lencinhos, xampus, perfumes podem conter substâncias irritativas e tóxicas para seu bebê, mesmo quando aparece no frasco “dermatologicamente testado” ou “produtos naturais” ou “ph balanceado”. 

O mais importante é buscar uma Dermatologista Especialista em pele do bebê.


Crianças

As crianças possuem características específicas na pele e podem ser acometidas por problemas como a dermatite atópica e de fraldas, molusco contagioso, brotoeja, verrugas e outros problemas dessa fase.


As principais queixas no consultório sobre Dermatologia Pediátrica – Infantil

1- Dermatite Atópica
2- Hemangiomas e mal formações vasculares
3- Estrófulo
4- Millária (Brotoeja)
5- Dermatite Seborreica
6- Impetigo
7- Micoses
8- Dermatite de fraldas (Assadura)
9- Molusco Contagioso
10 – Pediculose

Dermatite Atópica

Dermatite atopica

Doença crônica e não contagiosa, a dermatite atópica é uma inflamação da pele de etiologia multifatorial e de caráter familiar.

Se manifesta na infância, e sua característica principal é de uma pele muito seca e sensível, com coceira importante que leva a vermelhidão e ferimentos principalmente nas áreas de dobras, apresentando períodos de melhora e piora durante o ano e costuma piorar no inverno.

O tratamento consiste nos cuidados diários com a pele, hidratação intensa e controle das crises com medicamentos, evitando infecções secundárias por bactérias.

Hemangiomas e mal formações vasculares

Dermatologia Pediatrica Barra da Tijuca

O Hemangioma Infantil é uma lesão benigna que aparece como mancha ou tumoração, de coloração vermelha viva ou arroxeada.

É o tumor mais comum da infância e ocorre com maior frequência em crianças do sexo feminino e em prematuros.

Entretanto não existe um consenso sobre o que provoca o seu surgimento, portanto não há prevenção. Esse tumor tem uma evolução muito característica pois cresce rapidamente no início, normalmente atingindo 80% do seu volume máximo em até 4 meses de vida do bebê, e depois começa a involuir.


Quase a totalidade das crianças que nasceram com um Hemangioma geralmente apresentará apenas traços discretos do tumor ou até mesmo nenhuma lesão residual ao longo da vida.

Por conta disso, a maioria dos Hemangiomas não requer nenhuma forma de tratamento, sendo mais aconselhável acompanhar a evolução, já que, na sua maioria, o tumor não provoca nenhuma complicação.

Em alguns casos, o Hemangioma pode ulcerar, evoluindo com dor e sangramento, sendo assim deve ser tratado pelo médico dermatologista. Alguns pacientes com muitos hemangiomas, casos mais raros, devem ser investigados com exames complementares para descartar hemangiomas em órgãos internos.

Apesar de normalmente não ter necessidade de tratamento, alguns casos são tratados com medicação via oral e tópica (beta-bloqueadores e corticóides), ou até lasers e cirurgias. O mais importante mesmo é a avaliação e o acompanhamento pela Dermatologia Pediátrica para orientar a melhor conduta.

Estrófulo

Dermatologia Pediatrica no rj

Essa doença é causada por picadas de insetos e geralmente causa coceiras que trazem incômodo aos pequenos. Estamos no verão, época de proliferação de insetos. Dessa forma, devemos ter cuidados redobrados com as nossas crianças.

?? O estrófulo é mais comum em crianças com predisposição alérgica, e geralmente regride com o passar do tempo. Mas não espere a lesão simplesmente “sumir”, pois pode ser de muito incômodo para o bebê. Leve a criança ao Especialista em Dermatologia Infantil.

O tratamento geralmente é bem simples e não causa dores.

5- Millária (Brotoeja)

Dermatologista Pediatrica no rj

Sabe aquelas “bolinhas” vermelhas que aparecem no tronco, pescoço e áreas de dobras das nossas crianças no calor?

Chamamos essa condição de Brotoeja ou Miliária, uma inflamação das glândulas sudoríparas causada pela obstrução da saída do suor.

O calor e a umidade, o excesso de roupas e agasalhos, o uso de óleos e cremes gordurosos, além da febre, são condições que podem favorecer a obstrução e o aparecimento das lesões.


Dependendo do grau de inflamação, além das bolinhas vermelhas, podem aparecer também pus e abscessos quando tem infecção secundária por bactérias.

Manter a pele da criança fresquinha e usar roupas leves é a melhor forma de prevenção e tratamento, mas em alguns casos mais intensos é necessário o uso de medicações para tratar a inflamação. Dessa forma é fundamental uma avaliação por uma Dermatologista Infantil

Dermatite Seborreica

Dermatite

Nos bebês chamamos essa condição de Crosta Láctea. As lesões aparecem como descamação no couro cabeludo, rosto e outras partes do corpo.

A condição nada tem a ver com falta de higiene ou de cuidados; na verdade, não sabemos exatamente as causas, mas a hipótese é de que a taxa hormonal aumentada na gravidez influencie na produção sebácea do bebê.

A Dermatite seborreica do lactente costuma aparecer na segunda semana de vida e pode durar até 6 meses.


Apesar de não ser uma condição grave, é necessário um acompanhamento para orientar os cuidados locais de remoção das crostas adequadamente evitando infecção e principalmente, para controlar os sintomas.

Por isso, busque ajuda de uma Dermatologista Pediátrica para receber a prescrição adequada do uso de medicamentos seguros para o bebê.

Impetigo

Dermatologista infantil no rj

Impetigo é uma infecção bacteriana superficial da pele, altamente contagiosa, que acomete principalmente a face e membros das crianças.

Pode ocorrer após pequeno trauma local, picada de inseto ou coçadura de qualquer lesão prévia, favorecendo a entrada e infecção de bactérias.

A doença é caracterizada por crostas amareladas, por vezes bolhas, que vão disseminando localmente.

O tratamento inclui cuidados de higiene local e antibióticos tópicos ou orais mas na dúvida, nos primeiros sinais da doença, procure uma Dermatologista Pediátrica!

Micoses

Dermatologia crianças Barra da Tijuca

Micoses superficiais são doenças causadas por fungos podendo atingir a pele, unhas e cabelos.

Alguns tipos de fungos vivem em nossos corpos mas sem causar nenhum tipo de dano. Entretanto, caso estes comecem a se reproduzir rapidamente, algumas doenças podem surgir.

Quando os fungos encontram condições favoráveis como calor, umidade, baixa imunidade ou mesmo após uso de antibióticos orais por longo prazo, eles podem proliferar e causar a infecção, se alimentando da queratina presente nestas áreas.

Dependendo do local acometido, os sintomas são diversos, podendo causar vermelhidão, descamação, coceira, perda dos pelos locais ou alteração das unhas. O mais importante é o diagnóstico e tratamento precoces, pois dependendo do grau de infecção, a resposta é demorada.

Dessa forma, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, secar bem as áreas de dobras após o banho, não ficar muito tempo com roupas molhadas e alternar meias e calçados fechados diariamente, são alguns hábitos que podem prevenir as micoses. 

Dermatite de Fralda (Assadura)

Popularmente conhecida como assadura, a dermatite de fralda é uma inflamação da pele do bumbum, genitália e coxas, em contato com a fralda, levando ao aparecimento de vermelhidão, descamação local e muito incômodo para o bebê.

As causas são diversas mas a prevenção é a melhor forma de evitar o desconforto dos nossos pequenos. Portanto, trocar a fralda constantemente evitando contato prolongado com fezes e urina, evitar o uso de lenços umedecidos para a limpeza preferindo usar algodão com água ou lavar a região suja nas trocas de fralda, usar pomadas adequadas que servem de barreira de proteção e deixar a área sempre sequinha, são algumas formas de evitar essa dermatite.


O exame dermatológico é muito importante quando aparece vermelhidão na área de fralda, pois infecções por fungos ou bactérias podem estar associadas e devem ser adequadamente tratadas.

Molusco Contagioso

O aparecimento de “bolinhas” na pele do seu filho pode ser Molusco Contagioso, uma doença infectocontagiosa.

Quer saber mais sobre esta doença? Separei algumas dúvidas comuns.

Entretanto, tenha em mente que NADA substitui a consulta dermatológica.

Pediculose

Dermatologia Pediatrica RJ

A pediculose é uma doença parasitária causada por piolhos. Detectá-los é mais trabalhoso, porém, sua presença pode ser confirmada pela presença dos ovos do piolho, as lêndeas, que ficam aderidas nos fios dos cabelos.

A transmissão ocorre por meio de contato direto com outros indivíduos “infectados”, destacando-se as situações de aglomeração infantil, como escolas e creches.

Por isso, fica aqui o meu alerta, uma vez que as aulas retornaram e nossas crianças ficam mais suscetíveis à pediculose.

Analise bem os cabelos dos seus filhos, mantenha uma higiene adequada, e nas crianças de cabelos longos, além disso, tente mandar sempre de cabelo preso para a escola.

Acima de tudo, não se esqueça que em caso de piolhos, procure uma Especialista em Dermatologia Infantil. 


Dermato na Mídia

Quer ver mais vídeos sobre cuidados dermatológicos e Dermatologia Pediátrica? Então veja e se inscreva no meu canal do YouTube: Meu Canal

Dicas da Especialista – Dermatologista Pediátrica Barra da Tijuca – RJ

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2 RQE: 21135

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).


Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre Botox e Tratamento para rugas.


INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca
PÁGINA PRINCIPAL: Dra. Ana Carulina Moreno


# Dermatologista Pediátrica na Barra da Tijuca – RJ – Especialista


Conheça meu Instagram mas não deixe de seguir para não perder muitas outras publicações Dermatológicas sobre Dermatologia Pediátrica no RJ!

https://www.instagram.com/p/BuXDkR6HeQ3/
Dermatologista Pediátrica na Barra da Tijuca – RJ

dermatologista barra da tijuca