fbpx Skip to main content
Barraestética

Skincare no RJ: Dicas da Dermatologista

skincare
skincare no rj

Dicas sobre Skincare no RJ

Skincare no RJ:

A poluição que se acumula na pele produz um excesso de radicais livres que podem danificar o DNA das células sadias, acelerando o envelhecimento cutâneo e, ainda, aumentando eventos inflamatórios na pele.

Além disso, o acúmulo de oleosidade e de produtos na pele pode levar a oclusão dos poros, aparecimento de cravos, espinhas e, também, ao envelhecimento precoce.

Portanto, a higienização da face é um passo muito importante para a manutenção da saúde da pele.

Esse processo engloba etapas importantes: remoção da maquiagem, limpeza com sabonetes, esfoliação e uso do tônico facial.


Skincare no RJ – Qual o seu Tipo de Pele?

Dicas de Skincare

Para manter a saúde da pele em dia é fundamental adotar uma rotina de cuidados com a pele. Porém, antes de passar os produtos de outras pessoas no rosto é primordial descobrir qual o seu tipo de pele, caso contrário, os efeitos podem ser negativos.

O principal fator que define se a pele é normal, seca, oleosa ou mista é a genética. Porém, fatores como o envelhecimento, o ambiente, a exposição solar, a alimentação e o uso de sabonetes, maquiagens e cosméticos inadequados também podem levar ao desequilíbrio da pele, modificando suas características.

Mas afinal, você sabe qual o seu tipo de pele?

  1. Pele Normal: refere-se à pele balanceada, ou seja, a zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo total e umidade são equilibradas, fazendo com que ela não seja nem muito oleosa nem muito seca;
  2. Pele Seca: é uma pele incapaz de reter água no volume necessário. Isso ocorre geralmente devido a produção reduzida de lipídios na pele. A falta de lipídios faz com que haja uma dificuldade para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas;
  3. Pele Oleosa: é a mais comum no Brasil, devido ao clima tropical e a exposição solar. Este tipo de pele possui poros abertos e dilatados, secretando uma grande quantidade de sebo, o que a deixa a pele com aspecto brilhante e espesso. Esse tipo de pele tem maior tendência a formar cravos e espinhas e, normalmente, também é acompanhada pelo couro cabeludo oleoso;
  4. Pele Mista: caracteriza-se por apresentar oleosidade e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento na área dos olhos e das bochechas. Na pele mista, os produtos de tratamento indicados devem levar em consideração essa diferença das áreas, para não aumentar a oleosidade da zona T ou aumentar o ressecamento das outras áreas.

Sabonete Facial

A limpeza facial consiste no uso de sabonetes específicos, líquido, gel ou barra, a fim de retirar substâncias acumuladas na pele no dia a dia, como poluentes, agentes infectantes, produtos e acúmulo de oleosidade.

Deve ser realizada 2 vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, utilizando sabonetes específicos para o seu tipo de pele.

Lembrando que o uso excessivo de sabonetes, mesmo em peles mistas/oleosas, pode causar um efeito rebote, aumentando ainda mais a produção do sebo e, consequentemente, da oleosidade da pele.

Sabonete Corporal

skincare

Substitua seu sabonete em barra corporal por um desses 3 produtos e me conta se sua experiência do banho não será outra:

1. Ureadin Bath Gel da Isdin
2. Atoderm Gel de Banho da Bioderma
3. Lipikar Oil Cleanser La-Roche Posay

É uma forma maravilhosa de cuidar da pele do seu corpo nesse Inverno!


Esfoliantes

São produtos que realizam microabrasão na pele, física ou química, removendo parte do estrato córneo (camada mais superficial da pele) e do manto lipídico (película de gordura).

Geralmente são compostos à base de grãos ou ácidos que, ao serem friccionados na pele, removem células mortas, impurezas e oleosidade, melhorando a sua textura.

A esfoliação ajuda também na desobstrução de poros, diminuindo o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, melhora a circulação sanguínea local e aumenta a capacidade da pele de absorver os ativos dos cremes de tratamento

Existem esfoliantes para cada tipo de pele, com agentes mais ou menos abrasivos, e que devem ser utilizados em frequências diferentes de acordo com a necessidade de cada pele, variando de 2 vezes por semana ou a cada 15 dias.

É importante salientar que a esfoliação em excesso pode danificar a pele, pois o atrito constante retira o seu manto lipídico de proteção, levando ao ressecamento, irritação ou até mesmo efeito rebote, aumentando a oleosidade.


Tônicos Faciais

O uso do tônico também faz parte do processo de higienização da pele, pois auxilia na retirada de resíduos mais profundos acumulados, mesmo com uso dos sabonetes.

Ele também regula o pH da pele, muitas vezes alterados com o uso dos sabonetes, melhorando assim a penetração de hidratantes ou dos produtos de tratamento.

Os tônicos podem ainda conter outras substâncias que vão auxiliar no tratamento da sua pele, por exemplo: soluções adstringentes para pele oleosa, hidratantes para pele seca ou ainda substâncias calmantes para peles sensibilizadas.


Removedores de maquiagem

Dormir com resquícios de maquiagem pode causar a obstrução dos poros e aumento da oleosidade da pele, resultando em cravos, espinhas e o envelhecimento cutâneo.

Os danos ainda estendem-se aos cílios, que podem ficar ressecados e quebradiços caso o rímel não seja retirado de forma adequada. Por isso, é muito importante retirar a maquiagem antes de dormir.

Nesse momento podemos utilizar Demaquilantes ou “Cleansing Oils” (óleos de limpeza), que vão ajudar a remover o excesso de maquiagem, facilitando a ação dos sabonetes que serão usados logo após, no processo de limpeza.


Protetor Solar Com Base

Dicas de Skincare

Gosta de protetor com cor? 

Quem não abre mão da praticidade adora! O produto pode ser até 3 em 1, pois além de proteger, algumas versões substituem o uso de base e corretivo.

Para escolher o ideal para você, experimente o tom desejado em seu maxilar e compare na luz natural se ficou compatível. Dê preferência aos oil-free, que evitam a sensação de pele gordurosa e aposte nos protetores de FPS acima de 50, que permitem você ficar um pouco mais de tempo sem reaplicar o produto.




Protetor Solar Corporal

protetor solar corporal

Para te ajudar a proteger o maior órgão do seu corpo (sua pele), eu trouxe 3 dicas maravilhosas de protetores corporais que eu adoro e que são super fáceis de aplicar!


Autobronzeadores

Dicas de skincare

Para te ajudar a proteger o maior órgão do seu corpo (sua pele), eu trouxe 3 dicas

Essa dica é perfeita para quem gosta de estar com o bronze em dia, mas evita ao máximo a exposição solar.

Dicas de autobronzeadores:

  • Red Carpet Glow mousse da skeltcosmetics
  • Self Tanning da australiangoldbrasil
  • Autobronzeador da oboticário
  • Autobronzeador da avenebrasil




Água Micelar

Dicas de Skincare

Loção multiuso de alta tecnologia que combina na sua formula água e elementos de limpeza solúveis que em contato com a pele formam micelas. Essas micelas ajudam a absorver as impurezas e oleosidade, como uma esponja.

É um ótimo produto para limpeza “express” e principalmente para peles sensíveis, pois não alteram o seu pH. Além disso, tem ação demaquilante, de limpeza e até de tônico, pois muitas possuem outros ativos de tratamento na sua formulação.

Pode substituir demaquilante em situações de maquiagens leves e não à prova d’água; pode ser usado em todos os tipos de pele, pois possui fórmula livre de oleosidade e com ativos suavizantes.


Hidratantes Faciais para Pele Oleosa

hidratantes faciais para pele oleosa

A pele oleosa requer cuidados específicos. Não se adapta a qualquer tipo de produto

Produtos com consistências mais suaves, de veículos mais leves, como os séruns ou gel-creme, são ótimas opções.

Os produtos em veículos mais cremosos, podem pesar e aumentar a oleosidade!

Mas lembre-se: não é porque o produto é um Serum que ele vai ser bom para você! Até porque, alguns ativos também podem piorar sua oleosidade, enquanto outros ativos mais adequados podem tratar!
Antes de sair comprando aquele serum da sua amiga, pergunte a seu Dermato se vai ser bom para você.

Uma dúvida muito comum no consultório é: “Dra. Caru, a minha pele é oleosa, mesmo assim preciso usar hidratante?”, e a resposta é: siiim!

Sebo não tem nada a ver com hidratação, e sim, peles oleosas também precisam ser hidratadas, afinal, esse é um passo importante para manter a qualidade da pele.

Dicas de Hidratantes Faciais para pele Oleosa:

1. Hyalu Water Gel Adcos
2. Mineral 89 Vichy
3. Neutrogena Hydro Boost Water gel Neutrogena


Hidratantes Faciais para Pele Sensível

Dicas de Hidratantes faciais para pele sensível:

  1. Fisiogel AI Serum facial da Fisiogel
  2. Epidrat Calm da Mantecorps
  3. Toleriane Sensitive da La Roche Posay

Vitamina C para Pele Seca

Vitamina C para pele

Dicas de Vitamina C para pele seca:

  1. C E Ferulic da SkinCeuticals
  2. Super C da U.SK Under Skin
  3. Active C10 da La Roche Posay

Vitamina C para Pele Oleosa

Vitamina C para Pele Oleosa

Dicas de Vitamina C para pele Oleosa:

  • Salicyli C 10 da larocheposay
  • Silymarin CF da skinceuticals
  • Ivy C Aox mantecorp

Você usa a quantidade certa do seu produto de Skincare?

Dicas de Skincare
Dicas de Skincare

Tão importante quanto escolher os produtos corretos é aplicá-los na quantidade ideal.

O exagero pode aumentar os efeitos colaterais (como irritação ) e usar uma quantidade abaixo do ideal pode diminuir a sua eficácia 


Dermato na Mídia: Dicas de Skincare no RJ

O verão está batendo na porta e um questionamento frequente é: consigo estar bronzeada e ter uma pele saudável ao mesmo tempo?

Quer ver mais vídeos sobre Skincare e Procedimentos Estéticos? Veja e se inscreva no meu canal do YouTube: Meu Canal


Últimas Matérias Publicadas: Skincare no RJ


skincare no rj

Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre tratamentos estéticos que realizo em meu consultório na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
PÁGINA PRINCIPAL: Dra. Ana Carulina Moreno
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1 – Loja 162, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

# Skincare na Barra da Tijuca – RJ


dermatologista na Barra da Tijuca

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2

RQE: 21135


Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pela Center for World University Ranking.

Residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Dermatologista Especialista em Skincare na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Clínica de Dermatologia e Estética Avançada – Procedimentos Estéticos (Faciais e Corporais).


Conheça meu Instagram e veja muitas outras publicações sobre Higienização da Face – Skincare.

https://www.instagram.com/tv/CUGRvxhJz5I/
Skincare
https://www.instagram.com/p/CUK_s6lgpo5/
Skincare
https://www.instagram.com/p/CUTfoysgN-2/
Skincare
dermatologista barra da tijuca