fbpx Skip to main content
Barraestética

Tratamentos para Acne – Cicatriz de Acne RJ

Cicatriz de Acne
dermatologista especialista em acne
Dermatologista Especialista em Tratamento de acne na Barra da Tijuca – RJ

Tudo Sobre Tratamentos para Acne e Cicatriz de Acne no RJ:

Dicas da Dermatologista Especialista em Tratamentos para Acne e Cicatriz de Acne na Barra da Tijuca – RJ: Tratamentos para espinhas e cicatriz de acne são umas das principais procuras por uma Dermatologista. Então vamos falar sobre isso?

A Acne é uma queixa muito comum no consultório. Frequente na adolescência, mas também comum na fase adulta, principalmente em mulheres, essa condição além de causar incômodo pelas lesões, também comprometem o lado estético, provocando desconforto social em muitos pacientes.

Os cravos e espinhas, que são as lesões elementares da Acne, surgem a partir da inflamação das glândulas sebáceas e do folículo.

Entender como se dá este processo pode ser o melhor caminho para dominar o problema e evitar as temíveis cicatrizes e manchas.

1- Sebo
Níveis elevados de hormônios masculinos, ou sensibilidade aumentada dos receptores destes hormônios, estimulam as glândulas a produzirem mais sebo. Isso ocorre na puberdade e em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico, por exemplo.

2- Obstrução dos ductos foliculares
O acúmulo de células mortas junto com o sebo no folículo, forma uma rolha córnea, originando os comedões ou “cravos”.

3- Bactérias
As bactérias P. acnes dentro das glândulas obstruídas, se proliferam e modificam as características do sebo, tornando-o irritante para a parede do folículo.

4- Inflamação
O sebo modificado provoca inflamação e junto com as bactérias formam o pus, visto como “espinhas”. Quanto maior a inflamação, maior será a lesão e a dor.

As cicatrizes de acne se formam durante um processo de reparação tecidual, decorrente de um trauma físico na pele, como cirurgias ou acne, por exemplo.

As tecnologias mais indicadas para o tratamento das cicatrizes são os lasers fracionados, luz pulsada, microagulhamento, bioestimuladores e preenchedores.

O número de sessões e tecnologias a serem utilizadas dependem da cor, tipo, tamanho e local das cicatrizes. Geralmente, são necessárias de 3 a 6 sessões com intervalos mensais para resultados mais consistentes.

Acne no adulto

dermatologista especialista em acne

A acne é um problema muito comum entre os adolescentes, mas não é exclusivo deles, pois pode aparecer também na idade adulta, muitas vezes desencadeada por outros fatores.

Fatores hormonais, estresse, hereditariedade, exposição aos raios UVA e UVB e obesidade, podem estar associados ao desenvolvimento da acne adulta.

As lesões costumam ser menos comedogênicas, ou seja, parecem ter menos cravos e mais pápulas inflamatórias, popularmente chamadas de “espinhas internas”.


Estima-se que mais de 40% das mulheres na fase adulta ainda sofrem com espinhas. Denominamos Acne da Mulher Adulta, para aquelas espinhas que se iniciam tardiamente a partir dos 25 anos nas mulheres ou que se iniciaram na adolescência e persistem nessa fase.

Suas características são mais específicas, com poucos cravos, mais lesões inflamatórias e costumam aparecer mais na região da mandíbula, do queixo e pescoço.

Seu surgimento está muito associado a distúrbios hormonais, como Síndrome do Ovário Policístico (SOP) e Síndrome Metabólica, e tem maior risco de aparecer em mulheres com obesidade, diabetes, níveis altos de estresse, ou com histórico de acne na adolescência e pele muito oleosa. Outros fatores que podem contribuir são o cigarro, alguns medicamentos e uso de cosméticos comedogênicos.

O tratamento costuma ser longo, por ser uma apresentação mais resistente e, na sua maioria, exige o uso de medicações orais associadas ao tratamento tópico. O tratamento precoce é o mais importante, principalmente para prevenir as temíveis cicatrizes e manchas.

Os cuidados diários de limpeza e proteção são muito importantes, mas outros tratamentos tópicos e/ou orais e procedimentos como Peeling e Lasers podem ser associados para o controle da doença, evitando as temíveis marcas de espinhas.

Uma investigação hormonal é importante ser solicitada, por isso a avaliação do médico dermatologista especialista em tratamento de acne é fundamental!

Dicas da Dermato: Alguns Fatores que Agravam as Espinhas

Alteração Hormonal pela Gestação

acne no rj

Durante o período gestacional ocorre uma série de mudanças hormonais que podem desencadear o aumento da oleosidade da pele de algumas gestantes, causando espinhas.

Como nem todos os tratamentos antiacne podem ser utilizados nesta fase, fica a dúvida sobre o que fazer. Ativos como ácido salicílico e retinóicos, além de alguns antibióticos, devem ser evitados. Como tratar então?

Produtos com peróxido de benzoíla e ácido azeláico são ótimos aliados, além de sabonetes e protetores específicos.

O primeiro passo é agendar uma consulta com uma dermatologista especialista em tratamento de acne, para garantir o tratamento correto, mantendo a segurança do seu bebê

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

acne no rj

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) pode afetar a pele, devido ao aumento na produção de hormônios androgênicos (masculinos), que podem incentivar a produção excessiva de sebo, deixando a pele mais oleosa, favorecendo ainda o aparecimento da acne.

Outra alteração frequente na SOP é o aumento da produção de pêlos em locais indesejáveis como rosto e tórax, condição que chamamos de Hirsutismo, se contrapondo com um aumento da queda dos cabelos.

Essa queda pode ser temporária e melhorar com a resolução da SOP, ou, em pacientes geneticamente favoráveis, pode acelerar os sintomas e sinais da Alopecia Androgenética ou Calvície feminina.

É muito importante a consulta médica para diagnóstico e tratamento adequado. busque uma Dermatologista Especialista em tratamento de Acne, explique suas condições e tire todas as suas dúvidas, então espero você aqui na Barra da Tijuca.

Pele Oleosa

acne no rj

O excesso de oleosidade resulta na maior incidência de acnes e espinhas.

Combinadas com o hábito de espremê-las, a exposição solar ocasiona manchas na área lesionada, resultando em desconforto estético para muitas pacientes.

Numa consulta com uma dermatologista, a profissional saberá indicar o melhor tratamento para minimizar e remover as manchas na pele.

Alimentação

acne na barra da tijuca

O consumo de alimentos com muito açúcar pode desequilibrar a produção de insulina, que, por sua vez, causa inflamação celular e aumenta a produção de sebo, gerando assim as indesejáveis espinhas.

E o problema pode não parar por ai! O excesso de açúcar no organismo pode promover um processo que chamamos de “glicação”, ou seja, o açúcar se liga a uma proteína, como o colágeno por exemplo, inativando suas moléculas, aumentando o processo de flacidez e formação de rugas!

Para evitar o problema, consuma chocolates em pequenas doses, de preferência os amargos ou meio amargos, ricos em cacau e com baixo índice glicêmico e de leite.

Exposição excessiva ao Sol

acne na barra da tijuca

A exposição excessiva ao sol, além de ser uma das principais causas do envelhecimento precoce e do câncer de pele, também pode causar a chamada acne solar.

A acne solar manifesta-se como pequenas bolinhas vermelhas na pele – às vezes com pus-, que aparecem nas áreas mais oleosas do corpo: pescoço, colo, dorso, ombros, braço e rosto.

O sol causa o aumento da produção sebácea e s obstrução dos poros, favorecendo o aparecimento da Acne. Na maioria dos casos, as lesões são assintomáticas e a maior preocupação do paciente é a estética, porém, alguma pessoas se queixam de coceira.

O tratamento depende do grau de manifestação clínica, mas a prevenção é sempre o mais importante!

Não se exponha ao sol sem proteção solar adequada; além disso, use protetores específicos para o seu tipo de pele! O uso de qualquer filtro, pode causar obstrução dos poros, contribuindo ainda mais para a Acne.

Estresse

acne no rj

Condições de pele como acne, eczema, psoríase e rosácea podem ser engatilhadas pelo estresse. Aproveite momentos de descanso para efetivamente descansar.

Nada de querer ser muito produtiva e acabar prejudicando a pele.

Caminhe, leia um livro ou aproveite a companhia das pessoas do coração. Sua pele vai te agradecer!

Tabagismo

causas de acne

É de conhecimento de todos que o hábito de fumar faz mal a saúde de forma geral. Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com sua associação com câncer de pulmão, “derrame” e doenças cardíacas, o cigarro também tem efeitos profundos no maior órgão do corpo: a pele.

Isto porque os fumantes privam sua pele de oxigênio, acelerando o processo de envelhecimento.

Ao contrário dos danos ao seu coração ou pulmões que são silenciosos, os efeitos na pele geralmente são visíveis para as pessoas.


Vamos listar alguns:
– O fumo provoca estresse oxidativo e aumento de radicais livres, acelerando o envelhecimento celular;
– A nicotina atrapalha na produção de colágeno e elastina, aumentando a flacidez e o aparecimento de rugas.
– Devido à diminuição da oferta de oxigênio e de outros nutrientes provocada pelo cigarro, a pele do fumante assume uma cor acizentada, sem viço e de poros dilatados.
– O cigarro ainda atua em mutações no DNA celular, aumentando o risco de desenvolver câncer de pele e de outros órgãos.

Se você é fumante, pode ser hora de considerar abandonar o hábito e procurar ajuda adequada, se necessário.

Pincel de Maquiagem

causas de acne

Higienizar os pincéis de maquiagem deve ser um hábito, assim como a rotina de cuidados com a pele.

Cada vez que são usados, os pincéis acumulam restos de produto, poeira e microorganismos por dentro de suas cerdas, que se depositadas na pele, podem causar entupimento dos poros e as desagradáveis espinhas, além dos cravos, dermatites, infecções por bactérias e micoses. O ideal é levar os pincéis uma vez por semana.

Caso tenha algum problema, converse com a sua dermatologista especialista em tratamento de acne e não deixe de ter uma rotina de cuidados com a sua pele.

Acne associada ao uso da Máscara facial

Maskne

Em tempos de pandemia, essa é a nova entidade que surgiu na Dermatologia: a Acne associada ao uso da Máscara facial!

E porque isso ocorre?

O uso constante de máscara facial pode causar atrito e aumento da temperatura local por abafamento, provocando maior sudorese e produção de sebo, o que obstrui os poros e produz cravos e espinhas nas áreas cobertas pela máscara!

Mas, em tempos de Pandemia, precisamos nos proteger e, de preferência, mantendo a pele livre de Acne, certo?

Então segue uma lista de cuidados que devemos tomar para prevenir a Maskne:

1- A escolha do material da máscara é essencial, opte por tecidos mais macios, como algodão, pois permitem que a pele “respire”. E não esqueça de trocá-las com a frequência adequada!

2- O uso de sabonetes específicos e esfoliantes faciais é importante para manter a pele limpa adequadamente

3- Proteção solar e hidratação específicos podem ser grandes aliados.

4- Evitar protetor com cor ou maquiagem por baixo da máscara é essencial. Esses pigmentos podem ajudar a obstruir ainda mais os poros.

5- Fazer limpeza de pele ajuda na prevenção e tratamento.

Mas, se a pele estiver muito inflamada, procure seu Dermato para tratar o quanto antes, para evitar manchas ou cicatrizes.

Espremer Espinhas

Especialista em acne na barra da tijuca

Você é daquelas pessoas que, no momento da ansiedade, não consegue controlar os dedos e acaba espremendo as espinhas?

Saiba que a sensação de alívio causada não vai minimizar o problema. Muito pelo contrário.

O ato de espremer as espinhas aumenta o processo inflamatório devido ao trauma, piorando a lesão e aumentando a chance de cicatrizes e hiperpigmentação.

Portanto, segure a vontade de espremer as espinhas e substitua os dedos por um tratamento com uma dermatologista especialista em tratamento de acne.

Principais Tratamentos para Espinhas e Cicatriz de Acne

tratamentos para acne

Quanto maior o grau de inflamação da acne, maior a chance de formar uma cicatriz residual. Além disso, o ato de manipular as espinhas também pode aumentar processo inflamatório e formar manchas e cicatrizes.

Por isso é tão importante o tratamento da acne desde os seus primeiros sinais.

A inflamação ativa a produção de melanina, sendo assim, pacientes que já tenham uma predisposição para pigmentar, podem apresentar manchas residuais avermelhadas, arroxeadas ou até escuras; é o que chamamos de pigmentação pós-inflamatória.

Além disso, o grau de inflamação da acne, combinado com a predisposição genética do paciente, podem gerar diversos tipos de cicatrizes, dentre atróficas ou deprimidas e hipertróficas ou elevadas.

Hoje temos diversas formas de tratar essas manchas e cicatrizes decorrentes da acne. Normalmente associamos tratamentos como peeling, microagulhamento, laser, CROSS, subcisão, punch elevação, shaving… enfim, sempre buscando o melhor resultado. Cada tipo de cicatriz responde melhor a um tratamento, por isso a combinação de procedimentos traz resultados mais satisfatórios. Avaliar o tipo de cicatriz ajuda na escolha dos melhores tratamentos para cada caso, então agende uma consulta com uma dermatologista especialista em tratamento de acne.

Peeling Químico

tratamentos de acne

É um procedimento que consiste na aplicação de produtos que provocam uma descamação das células, ajudando a melhorar a qualidade da sua pele e no tratamento de acne, manchas, cicatrizes e rugas finas.

O período do inverno é sem dúvida nenhuma a melhor época para o procedimento que corrige manchas, sinais de envelhecimento.

Em épocas mais frias, as manchas e imperfeições tornam-se mais fáceis de serem clareadas, devido a menor incidência solar.

Peeling Físico

tratamentos de acne

Se você quer uma cútis preciosa, o peeling de diamante é a opção perfeita para você! Segundos estudos, o tratamento com esse tipo de peeling renova a camada celular da pele, além de estimular a produção de colágeno, substância que dá forma e firmeza à pele.

E os benefícios do procedimento não param por aí! A função esfoliante do peeling de diamante também auxilia na melhora de manchas, cicatrizes de acne superficiais, poros abertos e melhora da textura, além daquele glow Emoji.

Microagulhamento

tratamentos de acne

As cicatrizes de acne causam muito incômodo e podem afetar muito a autoestima das pessoas afetadas.

Uma alternativa para esse problema é o microagulhamento. A técnica consiste no uso de microagulhas esterilizadas que provocam pequenas punturas na pele.

Esse processo estimula a formação de colágeno e a absorção de medicamentos aplicados diretamente na pele (drug delivery).

É um dos meus procedimentos queridinhos! Entra como adjuvantes nos protocolos de tratamento de cicatrizes de acne, além de problemas como poros abertos, estrias e envelhecimento. 

Toxina Botulínica

tratamentos para acne

É verdade! Além de ajudar no rejuvenescimento da pele e no combate ao suor excessivo (hiperidrose), a aplicação de toxina botulínica também pode ser uma aliada contra a acne.

A toxina atrofia as glândulas sebáceas, o que diminui a oleosidade no rosto, além de sua ação anti-inflamatória. Além disso, a aplicação superficial pode melhorar aqueles poros abertos e pequenas cicatrizes decorrentes da acne.

Obviamente que não substitui os tratamentos consagrados para Acne, mas conseguimos ver na prática uma melhora no aspecto da pele dos pacientes em tratamento.

A Microinfusão de Medicamento Percutâneo – MMP

tratamentos para acne

A Microinfusão de Medicamento Percutâneo, ou MMP ® , é um tratamento inovador na questão da saúde da pele. Foi desenvolvido pelo Dermatologista Dr Samir Arbrache, permitindo a introdução de medicamentos estéreis no local adequado de ação, tornando o tratamento mais eficaz, rápido e pouco doloroso.

O ativo é introduzido na pele através de um aparelho que utiliza microagulhas, com velocidades e profundidades adequadas para que possa agir no local ideal.

Os principais problemas que podemos tratar pela MMP® são: cicatrizes de acne, sardas brancas (leucodermia solar), rejuvenescimento, melasmas, queloides, verrugas, cicatrizes e estrias e até psoríase.

O procedimento só pode ser realizado por profissionais especializados e passaram pelo treinamento específico.

O número de sessões e o medicamento que será utilizado depende da avaliação de cada caso. Os resultados são maravilhosos! Agende uma consulta e tire suas dúvidas.

Bioestimulador de Colágeno

Sempre enfatizo em minhas consultas que o tratamento das cicatrizes de acne não pode ser focado em um só procedimento.

A inflamação que ocorre na acne, gera cicatrizes de diversos tipos que devem ser tratadas de formas diferentes.

Uma das alterações geradas por essas cicatrizes é a flacidez ao redor delas, devido à destruição do colágeno pelo processo inflamatório.

Muitas vezes é difícil notar e avaliar essa flacidez, mas ela deixa as cicatrizes muito mais evidentes.

Um dos tratamentos que associo nos protocolos para cicatrizes de acne é a Bioestimulação de Colágeno (Radiesse ou Sculptra).

O procedimento não só ajuda na remoção de traves fibróticas aderidas que afundam algumas cicatrizes, como aumentam a firmeza e espessura da pele, melhorando ainda mais o aspecto cicatricial.

Converse com a sua dermato e não esqueça: o tratamento precoce da acne é sempre a melhor forma de evitar as cicatrizes!

Laser

tratamentos para espinhas

Os tratamentos a laser são muito procurados por serem rápidos e apresentarem ótimos resultados.

A emissão de luz atua como um agente estimulador de colágeno, ou seja, melhora o aspecto da pele diminuindo as rugas, melhorando a flacidez e textura da pele.

Antes de fazer uma sessão de laser, é imprescindível avaliar quais as reais necessidades da pele e qual laser mais eficaz para cada caso. 


Hoje a tecnologia está se adaptando à rotina moderna, promovendo tratamentos com pouco downtime, menos agressivos, mas com resultados de excelência!

Pode fazer no verão? SIM! Se mantiver os cuidados pré e pós procedimento, podemos utilizar muitas tecnologias no verão! 

Isotretinoína Oral (Roacutan)

Especialista em acne na barra da tijuca

Roacutan, nome comercial da Isotretinoína Oral, é uma medicação para tratamento de Acne muito conhecida por ser um “remédio forte e perigoso”. Muitos pacientes chegam no consultório cheios de dúvidas e receios em relação a essa medicação. ⠀⠀

A Isotretinoína Oral é um tratamento de primeira linha para Acne, principalmente da Acne grave ou daquela resistente aos tratamentos usuais.

É um excelente tratamento quando bem indicado e bem acompanhado pelo Dermatologista. Apesar de seus temidos efeitos colaterais, traz benefícios importantes aos pacientes que sofrem com essas lesões.

A Isotretinoína Oral age diretamente na glândula produtora do sebo, tratando principalmente um dos grandes pilares da Acne – a oleosidade. Tem ação anti-inflamatória e antibacteriana secundária, além de atuar na hiperqueratinização folicular. Sendo assim, ela atua nos quatro pilares da formação da Acne, o que a torna um tratamento tão eficaz. Os efeitos são dose-dependente, por isso a necessidade de usar por tempo tão prolongado.

Os efeitos colaterais são bem conhecidos, mas na sua maioria, são controláveis e previsíveis, se o paciente for bem acompanhado, através de exames frequentes e seguindo as orientações adequadamente.

Tratar a Acne precocemente é a melhor forma de evitar as cicatrizes e manchas tão difíceis de sumir. Então se consulte com uma dermatologista especialista em tratamento de acne.

Limpeza de Pele

limpeza de pele

A pele possui um ciclo de renovação, onde as células das camadas profundas da epiderme sobem, substituindo as células mais envelhecidas da camada superficial.

A medida que envelhecemos, essa taxe de renovação diminui. Assim, numa pele jovem esse ciclo dura cerca de 28 dias para acontecer, diferente de uma pele mais madura que demora cerca de 40 dias.

Com isso, acumula-se mais células envelhecidas e mortas na superfície. Por isso, indico sempre para os meus pacientes uma boa limpeza de pele, associado aos tratamentos dermatológicos.

A limpeza de pele acelera este processo de renovação celular, mantendo a pele saudável, viçosa e jovial. Entre os objetivos do procedimento, estão a desintoxicação da pele, remoção de cravos, redução do excesso de oleosidade e, claro, auxiliar no rejuvenescimento da pele.

Além disso, a limpeza de pele reequilibra o manto hidrolipídico (água + óleo), fazendo com que a pele aceite melhor os produtos de tratamento.

Acne: Procedimentos e Produtos indicados para Limpeza de pele

Máscara Facial

especialista em acne

A argila verde conquista as pessoas que amam se cuidar, pois é acessível e versátil, podendo ser utilizada na pele, cabelo e unhas.

Para pele oleosa, ela é indicada por regular a produção de sebo, diminuir a aparência dos poros dilatados e sua ação bactericida ajuda a combater espinhas.

Já nos cabelos, sua ação desintoxicante e anti-inflamatória promove a limpeza e o crescimento saudável dos fios, além de ajudar a nutri-los. Nas unhas, ela é uma forte aliada na proteção da região contra bactérias e fungos.

Ao finalizar uma limpeza de pele com Argila Verde, os resultados ficam ainda melhores!

Mascara de Led

tratamentos para espinhas

Muitas de vocês me perguntam o que é esse procedimento que geralmente utilizamos após finalizar alguns tratamentos em minhas pacientes.

Apresento a vocês a Máscara de LED. Ela é usada para estimulação de colágeno, diminuição da vermelhidão e inflamação de Acne, por exemplo!

Suas luzes atuam diretamente em nível celular, e possuem cores diferentes, cada uma delas com um tipo diferente de função: a vermelha tem ação antiinflamatória; a amarela estimula o colágeno; azul possui efeito bactericida; e a roxa combina as cores azul e vermelha para trazer melhores resultados de estimulação de colágeno após os procedimentos estéticos.

Esfoliação

acne

A esfoliação deve fazer parte dos cuidados de todos os tipos de pele e não é restrita para um ou outro tipo, pois o objetivo é ajudar a remover impurezas dos poros e evitar a formação de espinhas e cravos.

Para quem tem pele seca, o ideal é optar por esfoliantes em cremes ou loções, que são mais suaves ao entrar em contato com o rosto.

Antes de fazer a esfoliação, converse com a sua dermatologista e entenda as necessidades da sua pele.

Água Micelar

acne no rj

Tanto a água termal quanto a água micelar já não mais novidades no mercado e nem na nossa vida, porém, os paciente não conhecem os benefícios atrelados a elas. Hoje vamos falar da água micelar que é uma grande aliada na rotina de cuidados com a pele.

É uma solução de limpeza com moléculas solúveis, que serve principalmente como um higienizador e tônico. As micelas limpam a pele sem agredir a sua barreira natural, respeitando o ph e o equilíbrio fisiológico, funcionando assim como agente higienizador e tonificante.


Além disso, pode conter em sua formulação outros ativos que funcionam como hidratantes, controladores de oleosidade, ou que tenham ação calmante, aumentando ainda mais sua versatilidade.

Portanto, a água micelar é multifuncional e uma ótima alternativa para a purificação da pele, que é tão agredida por fatores externos como a poeira e a maquiagem. 

Tônico Adstringente

acne

Uma boa higienização da pele não deve terminar no uso do sabonete facial, sendo assim, até mesmo a rotina simples de beleza precisa contar com a ajudinha extra de um Tônico ou loção Adstringente.

Eles são importantes na finalização da limpeza e no preparo da pele para receber os ativos de tratamento.

Mas aí fica a dúvida: qual a diferença entre estes produtos? Na verdade, são produtos muito semelhantes. A loção Adstringente nada mais é que um Tônico facial com ativos secativos, voltados para peles oleosas ou mesmo acnéicas.

O Tônico acaba se referindo às loções com ativos calmantes e hidratantes ou até mesmo ativos clareadores, dependendo da sua formulação.

Escova de Limpeza Facial

acne

As escovas de limpeza facial possuem muitos benefícios (para quem não conhece, uso a minha em meu IGTV “Rotina de Final de Semana”).

Elas realizam esfoliação e limpeza profundas, sem agredir a pele, o que traz consequências positivas como melhora da circulação e remoção das células mortas. E olha que nem falei sobre a sensação de massagem que elas trazem!

Para um uso otimizado, é importante conversar com sua dermato, pois os produtos de limpeza que deverá utilizar devem ser de acordo com a sua pele.

Rotina Skincare com antioxidante

skincare com antioxidante

Quem é meu paciente sabe o quanto eu valorizo o uso de antioxidante na rotina de cuidados com a pele!

Mas, afinal, qual a finalidade??

Vamos começar falando sobre os radicais livres, que são moléculas instáveis liberadas pelo nosso metabolismo e, na pele, podem trazer danos como a destruição do nosso colágeno e o envelhecimento precoce!

Alguns fatores podem piorar essa produção, como: exposição solar, má alimentação, tabagismo, poluição…

Sendo assim, controlar a produção e combater a ação desses radicais livres é fundamental quando falamos de prevenção do envelhecimento!


Como fazemos isso? O uso de antioxidantes pode ser um grande aliado! Eles têm a capacidade de neutralizar a ação desses radicais livres na pele, diminuindo a destruição do colágeno! Além disso, aumentam a barreira cutânea contra ação nociva da radiação solar e da poluição.

Isso explica a importância de um bom antioxidante na sua receita dermatológica! O mais conhecido por vocês é a famosa Vitamina C, mas nem todo mundo tolera! Mas não é o único! Temos muitos outros ativos de ação antioxidante potente que trazem benefícios similares!


Dermato na Mídia: Tratamentos para Acne e Cicatriz de Acne no RJ

Quer ver mais vídeo sobre Tratamentos de Acne e Cicatriz de Acne? Então conheça o meu canal do YouTube: Meu Canal

Dermatologista Especialista em Tratamento de Acne e Cicatriz de Acne na Barra da Tijuca – RJ
Dermatologista Especialista em tratamento de Acne e cicatriz de acne na Barra da Tijuca – RJ

Últimas Matérias Publicadas:


Dermatologista especialista em espinhas

Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre Tratamentos para Acne e outros cuidados com a Pele.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
FACEBOOK: https://facebook.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca
PÁGINA PRINCIPAL: Dra. Ana Carulina Moreno

# Dermatologista Especialista em Tratamentos para Acne e Cicatriz de Acne na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.


dermatologista na barra da tijuca

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2

RQE: 21135

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pela Center for World University Ranking.

Residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Dermatologista Especialista em Tratamentos para Acne e Cicatrizes de Acne na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Clínica de Dermatologia e Estética Avançada – Procedimentos Estéticos (Faciais e Corporais).


Dica da Especialista em Acne na Barra da Tijuca: Conheça meu Instagram mas não deixe de seguir para não perder muitas outras publicações sobre Acne.

https://www.instagram.com/p/B6AtCaFAjbe/
Dermatologista Especialista em Tratamento de Acne na Barra da Tijuca – RJ
dermatologista barra da tijuca