fbpx Skip to main content

Dermatologista Especialista em Tratamentos para Calvície Feminina:

Calvície Feminina: Primeiramente, é preciso entender que os fios possuem um ciclo de vida, e necessariamente, quando esse ciclo termina, ele cai para que um novo ciclo se inicie com o surgimento de um fio novo no mesmo folículo. Dessa forma, é normal aquela quantidade de fios que caem diariamente no banho, no dia a dia ou quando penteamos os cabelos. Falamos em torno de 100 fios por dia, mas na verdade esse número varia em cada indivíduo.

Conforme vamos envelhecendo, nossos fios de cabelo também envelhecem, se tornando cada vez mais finos e rarefeitos. Entretanto, durante a vida, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode representar algum problema na saúde dos fios ou do corpo. Por isso, é tão importante investigar os motivos por trás da queda de cabelo e buscar o tratamento adequado com o auxílio de um dermatologista.

Principais Causas de Calvície Feminina

  • Genética:
    • Neste caso, os homens são os mais afetados. Denominamos o problema de Calvície, e esta ocorre quando os folículos pilosos, por ação hormonal, vão se miniaturizando até sumirem em definitivo, devido a uma predisposição genética, entretanto algumas mulheres também podem ser afetadas.
  • Químicas:
    • Todos já fomos alertados sobre os males que os produtos químicos podem causar aos fios do cabelo, no entanto, mesmo assim, a grande maioria das pessoas continua adotando-os como forma de “cuidado”. Pintar, descolorir ou alisar as madeixas podem danificar os fios e provocar sua queda, tanto por “quebra” do fio quanto por uma queda diretamente da raiz.
  • Estresse:
    • Vários estudos mostram que o estresse físico ou emocional afeta a saúde como um todo e pode provocar a perda de cabelo. Isso porque o cérebro libera substâncias que aceleram a queda capilar quando precisa passar por longos períodos em estado de alerta.
  • Hormônios:
    • Os hormônios masculinos são os protagonistas em alguns tipos de queda capilar, como na calvície. Em algumas patologias femininas, como na SOP (Síndrome do Ovário Policístico), devido ao aumento da produção de hormônios masculinos, as mulheres podem ter também uma queda acentuada dos cabelos, que se regulariza com o tratamento da SOP. Outras alterações hormonais, como gravidez, mudança ou suspensão de pílula anticoncepcional, menopausa e também alterações dos hormônios da tireóide também estão associados ao aumento da queda do cabelo.
  • Déficits Nutricionais:
    • Algumas vitaminais são essenciais para a saúde do corpo e também dos cabelos, e o déficit delas pode ser uma causa de queda, como ferro e vitamina D. Além disso, pacientes com dietas restritivas podem também evoluir com queda dos fios, devido a falta de nutrientes necessários para a formação dos cabelos.

Enfim, existem diversas outras causas que de alguma forma podem influenciar na queda do seu cabelo como doenças sistêmicas (Ex: anemia, doenças da tireoide, doenças autoimunes, distúrbios nutricionais, Covid, infecções), tratamentos hormonais, medicações, cirurgias e traumas).

O mais importante é que, se seu cabelo começou a cair mais do que o seu normal, procure imediatamente um dermatologista para investigar a causa e iniciar um tratamento adequado e específico para o seu caso.


Principais Tipos de Calvície Feminina

  • Alopecia Areata
  • Alopecia Androgenética
  • Eflúvio Telógeno
  • Alopecia Cicatricial
  • Alopecia Senil
  • Alopecia de Tração

Alopecia Areata

Calvície Feminina

A alopecia areata é uma doença inflamatória que atinge a raiz do fio e se caracteriza pela queda bem delimitadas do cabelo, resultando assim áreas circulares onde não há fios.

Esta condição é bastante comum na faixa etária dos 20 anos de idade e as causas podem ser por fatores genéticos, autoimunes, traumas, estresse e infecções.

Alopecia Androgenética

Tratamentos para calvície feminina

Por questões genéticas e ação hormonal, ocorre o afinamento dos fios e sua perda progressiva.

Dessa forma o tratamento precoce pode retardar essa perda e ainda recuperar parte dos cabelos, através de medicações tópicas e/ou orais e ainda, procedimentos como microagulhamento, mesoterapia e Ledterapia.

Eflúvio Telógeno

Calvície Feminina

É uma condição caracterizada pelo aumento da queda diária dos fios de cabelo. Classifica-se como agudo ou crônico, quando dura mais de 6 meses.

Pode estar associado a diversas causas, como deficiências nutricionais, infecções, medicamentos, dietas, cirurgias, doenças metabólicas, além do estresse.

Normalmente é autolimitado e tem bom prognóstico, mas é muito importante a avaliação do especialista para diagnosticar corretamente a causa da sua queda de cabelo e iniciar o tratamento correto.

Alopecia Cicatricial

Calvície Feminina

Alopecia cicatricial é uma condição de perda de cabelo através de processos inflamatórios no couro cabeludo.

Nessa condição, o folículo é destruído pela inflamação, sendo substituído por fibrose.

Alopecia Senil

queda de cabelo em mulher

Essa condição se caracteriza por uma redução progressiva no número de folículos em crescimento e no diâmetro das hastes capilares.

Os pacientes com alopecia senescente necessitam adotar bons hábitos. Alimentar-se bem, com alimentos saudáveis e antioxidantes.

Algumas substâncias orais e tópicas estão sendo estudadas, com a finalidade de diminuir esse processo de envelhecimento capilar.

Alopecia por Tração

Calvície Feminina

A alopecia de tração é uma condição associada ao tracionamento intenso dos fios por um longo período de tempo.

Inicialmente essa força exercida sobre a raiz pode trazer dor e hipersensibilidade do couro cabeludo e depois cursar com falhas do cabelo, nas áreas de maior tensão. Com o tempo, o dano nos folículos pode se tornar permanente, levando ao desaparecimento por completo dos cabelos naquela área.

Alguns penteados apertados como rabo de cavalo, coques, tranças boxeadoras, dreadlocks, assim como megahair e apliques, favorecem esse tipo de alopecia.

Os cabelos afros por serem mais finos, quando sofrem tensão também têm mais risco de desenvolver áreas de alopecia de tração. Entretanto, dependendo do estágio de comprometimento, ainda é possível recuperar parte dos cabelos e impedir a progressão da perda


Dicas para evitar a Calvície Feminina

Calvície Feminina
  1. Lave o couro cabeludo com a frequência ideal: o excesso de sujeira e oleosidade aceleram a queda.
  2. Mantenha uma alimentação saudável, rica em vitaminas, proteínas e minerais! São elementos fundamentais para a vitalidade dos fios!
  3. Evite químicas agressivas que possam danificar o seu cabelo ou inflamar seu couro cabeludo.
  4. Use secador, chapinha e babyliss com consciência! Tente proteger os fios dessas agressões térmicas utilizando sempre protetores térmicos previamente e temperaturas ideias! Evite o uso rotineiro!
  5. Mantenha sua saúde mental em dia: o estresse também pode desencadear a queda do cabelo!
  6. No primeiro sinal de queda, procure um dermatologista! Não se automedique! Lembre-se sempre que tempo é igual a cabelo!

Principais Tratamentos para Calvície Feminina

Dermatologista Especialista em Calvície Feminina
rigenera

Rigenera

O Rigenera é um tratamento indicado para pessoas que sofrem com a alopecia androgenética, uma condição hereditária que pode resultar em queda de cabelo. Embora essa condição afete principalmente os homens, ela também pode ocorrer em mulheres, resultando em cabelos mais fracos, finos e ralos.

Além disso, as alterações hormonais, incluindo aquelas associadas à gravidez e à menopausa, também podem afetar a saúde do cabelo. Além de causar a queda de cabelo e falhas no couro cabeludo, a alopecia androgenética também pode afetar outras áreas do corpo, como a barba, o bigode, as sobrancelhas e os cílios.

O tratamento com Rigenera é capaz de estabilizar a progressão da alopecia, reduzindo a queda de cabelo e outras alterações na estrutura do cabelo. Ao mesmo tempo, o tratamento ajuda a regenerar as estruturas capilares, conferindo vitalidade aos fios. Além disso pode ser uma alternativa para aqueles que não respondem a outros tratamentos convencionais, como medicamentos e transplante capilar.

tratamentos para Calvície Feminina

Microinfusão de Medicamentos Percutâneo (MMP)

A Microinfusão de Medicamento Percutâneo, ou MMP ® foi desenvolvido pelo Dermatologista Dr Samir Arbrache, permitindo a introdução de medicamentos estéreis no local adequado de ação, dessa forma o tratamento se torna mais eficaz, rápido e pouco doloroso.

O ativo é introduzido na pele através de um aparelho que utiliza microagulhas, com velocidades e profundidades adequadas para que possa agir no local ideal.

Mas o procedimento só pode ser realizado por profissionais especializados e passaram pelo treinamento específico e o número de sessões e o medicamento que será utilizado depende da avaliação de cada caso.

tratamentos para Calvície Feminina

Mesoterapia

Conhecido também como Intradermoterapia Capilar, este tratamento consiste na aplicação (injeção) de substâncias na pele do couro cabeludo, com o propósito de auxiliar no tratamento de alopecias diversas, como eflúvio telógeno, alopecia androgenética (calvície), ou até mesmo de outras patologias do couro cabeludo.

O produto injetado é sempre estéril e formado por uma mescla de substâncias específicas para cada necessidade, ajudando no crescimento dos fios, diminuição da queda ou até mesmo no fortalecimento do cabelo.

As sessões podem ser quinzenais ou mensais.

microagulhamento robótico

Microagulhamento Robótico

Esse procedimento aumenta fatores de crescimento local que estimula os folículos capilares, além disso, estimula a formação de novos vasos sanguíneos que nutrem o couro cabeludo.

Por fim, os microcanais produzidos ajudam na absorção das medicações tópicas que utilizamos no tratamento. Sendo assim, pode ser uma ótima indicação para associar no tratamento de eflúvios e alopecia androgenética

Calvície Feminina

Medicação oral e tópica – Minoxidil

Existem várias medicações como a Finasterida, Dutasterina, Minoxidil e muitos outros mas só esse assunto seria muito longo, cabendo um artigo específico. Dessa forma resolvi falar um pouco sobre o Minoxidil.

Você provavelmente já leu em alguma revista ou já ouviu de algum amigo o nome desta substância, mas afinal, sabe para que serve o Minoxidil?

Trata-se de um medicamento muito estudado dentro da dermatologia e que possui resultados comprovados no controle e diminuição de algumas quedas capilares.

Isto porque, por se tratar de um vasodilatador, ele aumenta o aporte de oxigênio e nutrientes para a raiz do cabelo, o que influencia na queda, no crescimento do fio e no aumento da sua espessura.

Entretanto, como todo medicamento, deve ser prescrito e indicado por um médico pois o Minoxidil tem suas contraindicações e não é isento de efeitos colaterais, mesmo em uso tópico.

Por isso não deve ser usado sem avaliação adequada de uma Dermatologista.

tratamentos para Calvície Feminina

Acompanhamento por Tricoscopia

Tricoscopia é uma ferramenta utilizada na dermatologia para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de patologias do couro cabeludo.

Através do equipamento com lentes de aumento potentes, conseguimos avaliar os folículos, qualidade dos fios, alterações na pele do couro cabeludo, além disso, podemos fotografar para termos imagens comparativas durante todo o acompanhamento do tratamento das diversas causas de queda de cabelo.


Dermato na Mídia: Calvície Feminina

Quer ver mais vídeos sobre Tratamentos Capilares? Então conheça o meu canal do YouTube: Meu Canal

Tratamentos para Calvície Feminina
Tratamentos para Calvície Feminina

Últimas Matérias Publicadas


dermatologista especialista em Calvície Feminina

Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre Calvície Feminina.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca

# Dermatologista na Barra da Tijuca Especialista em Calvície Feminina


Especialista em queda de cabelos

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2

RQE: 21135


Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pelo Center for World University Ranking.

Residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Especialista em Calvície Feminina

Clínica de Dermatologia e Estética Avançada – Procedimentos Estéticos (Faciais e Corporais).

dermatologista barra da tijuca