fbpx Skip to main content
Barraestética

Queda de Cabelo – Calvície -Tricologista no RJ

queda de cabelo rj

Especialista em Queda de Cabelo no RJ: Dicas da Dermatologista

queda de cabelo

Queda de Cabelo no RJ

A queda de cabelo em homens e mulheres é uma das principais queixas no consultório. Mas se acalme pois contra isso existem diversos tratamentos que realizo em meu consultório na Barra da Tijuca.

Conheça os principais Tratamentos para Queda de Cabelo, as principais causas e doenças ligadas ao couro cabeludo.

Tratamentos para Queda de Cabelo:


rigenera

Rigenera

O Rigenera é um tratamento indicado para pessoas que sofrem com a alopecia androgenética, uma condição hereditária que pode resultar em queda de cabelo. Embora essa condição afete principalmente os homens, ela também pode ocorrer em mulheres, resultando em cabelos mais fracos, finos e ralos.

Além disso, as alterações hormonais, incluindo aquelas associadas à gravidez e à menopausa, também podem afetar a saúde do cabelo. Além de causar a queda de cabelo e falhas no couro cabeludo, a alopecia androgenética também pode afetar outras áreas do corpo, como a barba, o bigode, as sobrancelhas e os cílios.

O tratamento com Rigenera é capaz de estabilizar a progressão da alopecia, reduzindo a queda de cabelo e outras alterações na estrutura do cabelo. Ao mesmo tempo, o tratamento ajuda a regenerar as estruturas capilares, conferindo vitalidade aos fios. Além disso pode ser uma alternativa para aqueles que não respondem a outros tratamentos convencionais, como medicamentos e transplante capilar.

queda de cabelo no rj

Microinfusão de Medicamentos Percutâneo (MMP)

Foi desenvolvido pelo Dermatologista Dr Samir Arbrache, permitindo a introdução de medicamentos estéreis no local adequado de ação, tornando o tratamento mais eficaz, rápido e pouco doloroso.

O ativo é introduzido na pele através de um aparelho que utiliza microagulhas, com velocidades e profundidades adequadas para que possa agir no local ideal.

Queda de Cabelo

Medicação oral e tópica

Os vasodilatadores por exemplo aumentam o aporte de oxigênio e nutrientes para a raiz do cabelo, o que influencia na queda, no crescimento do fio e no aumento da sua espessura.

Entretanto, como todo medicamento, deve ser prescrito e indicado por um médico pois podem ter suas contraindicações e não é isento de efeitos colaterais, mesmo em uso tópico.

Por isso não deve ser usado sem avaliação adequada de uma Dermatologista Especialista em queda de cabelos – Tricologista.

queda de cabelo na barra da tijuca

Acompanhamento por Tricoscopia

Tricoscopia é uma ferramenta utilizada na dermatologia para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de patologias do couro cabeludo.

Através do equipamento com lentes de aumento potentes, conseguimos avaliar os folículos, qualidade dos fios, alterações na pele do couro cabeludo, além de fotografar para termos imagens comparativas durante todo o acompanhamento do tratamento das diversas causas de queda de cabelo.

queda de cabelo na barra da tijuca

Mesoterapia

Conhecido também como Intradermoterapia Capilar, este tratamento consiste na aplicação (injeção) de substâncias na pele do couro cabeludo, a fim de auxiliar no tratamento de alopecias diversas, como eflúvio telógeno, alopecia androgenética (calvície), ou até mesmo de outras patologias do couro cabeludo.

O produto injetado é sempre estéril e formado por uma mescla de substâncias específicas para cada necessidade, ajudando no crescimento dos fios, diminuição da queda ou até mesmo no fortalecimento do cabelo.

As sessões podem ser quinzenais ou mensais.

Queda de Cabelo rj

Microagulhamento Robótico

Esse procedimento estético tem chamado bastante a atenção de quem aposta nos tratamentos dermatológicos para cuidar da aparência da pele do corpo e, principalmente, do rosto.

Também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA®), o Microagulhamento é um procedimento dermatológico baseado na perfuração das camadas da pele com agulhas bem finas para estimular o colágeno.

O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas – desde pequenos rolos que sustentam as agulhas até equipamentos mais modernos, automáticos, nos quais é possível regular a profundidade das agulhas e associar técnicas como a radiofrequência.


Dicas para evitar a Queda de Cabelo

queda de cabelo no rj
  • Lave o couro cabeludo com a frequência ideal: o excesso de sujeira e oleosidade aceleram a queda.
  • Mantenha uma alimentação saudável, rica em vitaminas, proteínas e minerais! São elementos fundamentais para a vitalidade dos fios!
  • Evite químicas agressivas que possam danificar o seu cabelo ou inflamar seu couro cabeludo.
  • Use secador, chapinha e babyliss com consciência! Tente proteger os fios dessas agressões térmicas utilizando sempre protetores térmicos previamente e temperaturas ideias! Evite o uso rotineiro!
  • Mantenha sua saúde mental em dia: o estresse também pode desencadear a queda do cabelo!
  • No primeiro sinal de queda, procure um dermatologista! Não se automedique! Lembre-se: tempo = cabelo!
queda de cabelo no rj

Descolorir, alisar, enrolar e colorir de novo. Esse é um ciclo muito conhecido por quem gosta de passar por várias fases de cabelo com diferentes cores, texturas e formatos. Contudo, é necessário tomar algumas precauções, já que ser uma mulher diferente de tempos em tempos requer certo trabalho.

O excesso de química pode causar a queda dos fios, por isso, é essencial tratar o cabelo antes de realizar algum procedimento.

Dessa forma, uma boa prática é o uso de produtos que auxiliam a reconstrução capilar, como os ricos em queratina, ceramidas e aminoácidos.

queda de cabelo na Barra

Além disso deve-se ter atenção ao intervalo entre um processo e outro, respeitando sempre os limites para evitar o enfraquecimento.

Outros fatores como calor, atrito com pentes, radiação ultravioleta, separados ou em conjunto, danificam os fios e causam problemas como pontas duplas, quebra e ressecamento.

Da mesma forma não podemos nos esquecer que o que comemos também é essencial para fortalecer os fios de cabelo e estimular o crescimento deles.

queda de cabelo barra da tijuca

Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais são muito benéficos para fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo.

Mesmo assim, apesar de todos os cuidados diários, algumas pessoas podem apresentar uma queda de cabelo além do seu normal.

Por isso, é muito importante a avaliação do Dermatologista para descartar doenças específicas do couro cabeludo, dos fios ou mesmo doenças sistêmicas, e iniciar o tratamento mais adequado para essa queda.

Os tratamentos costumam ser bem eficazes quando indicados e acompanhados pelo especialista em queda de cabelos.

Transição Capilar

queda de cabelo

O termo “Transição Capilar” diz respeito ao processo que seu cabelo passa a partir do momento em que você decide abrir mão dos procedimentos químicos capilares, até que ele cresça totalmente, chegando ao natural.

Não existe um tempo certo entre o “início” e o “fim” do processo de transição, tudo vai depender do ritmo de crescimento dos seus fios, da química que você utilizava e da forma como você vai nutri-lo neste meio tempo.

Há quem opte por cortar ele totalmente e esperar seu crescimento do zero, e há outras que preferem esperar a raiz crescer e ir cortando aos poucos.

É comum ouvir pacientes com queixas de estar com o cabelo fraco e quebradiço durante o tempo de transição, isto porque o cabelo novo está forte e saudável, enquanto aquele que sofria com a química está esponjoso e fraco.

Existem tratamentos que podemos associar nesse período de transição, ajudando no crescimento e fortalecimento dos fios.

Técnica Co-Wash

tricologista barra da tijuca

O co-wash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador específico.

Os sulfatos encontrados na grande maioria dos shampoos são agentes responsáveis pela limpeza profunda e pela espuma. Contudo, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo.

Foi em função desses danos que surgiu a técnica do co-wash, com produtos que não contêm elementos mais agressivos como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

É uma técnica de limpeza dos fios e do couro cabeludo mais leve, menos agressiva e mais hidratante.

Gosto muito de indicar para os pacientes de cabelos crespos e cacheados, cabelos com química e luzes, pacientes de couro cabeludo sensível ou com fios danificados em processo de recuperação! Existem diversos produtos ótimos no mercado!


Doenças e Condições ligadas ao Couro Cabeludo

Pós-Covid

queda de cabelo pos-covid

Desde o início da pandemia, percebemos um aumento importante da queixa de queda de cabelo. Porém, nos pacientes que tiveram diagnóstico de COVID-19, percebemos uma queda mais intensa, mais precoce e às vezes , mais duradoura. Muitos até com perda importante do volume do cabelo!

E qual a mensagem que eu trago para vocês? Queda de cabelo precisa ser avaliada pelo Dermatologista! SEMPRE!

Muitas quedas são temporárias e, na maioria, vão recuperar todo esse volume perdido! Mas, em alguns casos, pode acelerar uma alopecia de base e evoluir com perda importante e irreversível!

Tricodínia

queda de cabelo no RJ

O couro cabeludo é cheio de terminações nervosas, por isso é bem sensível, porém quando essa sensibilidade causa dor ou desconforto, chamamos esse de quadro de tricodínia.

A pele do couro cabeludo é um reflexo da pele do corpo, portanto pacientes com pele mais sensível tem maior probabilidade de desenvolver esse desconforto na área do couro cabeludo.

Alguns fatores podem piorar ou causar essa sensação como, mudança de temperatura, poluição, estresse, uso de produtos químicos agressivos, limpeza demasiada do cabeludo, ou até algumas doenças como dermatite atópica ou transtornos psiquiátricos, que podem cursar com esses sintomas de Tricodínia.

Alguns hábitos podem ajudar a melhorar esse desconforto:
1- Evitar shampoos com sulfato ou de limpeza agressiva
2- Evitar tratamentos químicos, principalmente contendo formol
3- Evitar o uso de secadores muito quentes próximo ao couro cabeludo
4- Lavar a cabeça com água fria ou morninha

É importante saber que a Tricodínia pode ser um sinal de inflamação do couro cabeludo e pode cursar com queda de cabelo. Portanto, é muito importante que nessa situação você seja examinada pelo dermatologista tricologista. Além de excluir doenças associadas, podemos incluir tratamentos específicos que irão ajudar na melhora dessa sensação incomoda.

Dermatite Seborreica

queda de cabelo Barra da Tijuca

A Dermatite Seborreica do couro cabeludo ou Caspa é uma queixa frequente no consultório, principalmente no inverno.

É uma doença que leva a vermelhidão, coceira e descamação do couro cabeludo, e em alguns casos, até a uma queda do cabelo.

Vários fatores pioram a Dermatite Seborreica do couro cabeludo, como estresse e mudança de temperatura/clima. Mas, alguns hábitos na sua rotina podem também influenciar na piora da sua caspa. Vou falar sobre alguns:


1) Não lavar o cabelo regularmente: um couro cabeludo saudável é um couro cabeludo limpo. Quanto mais oleosos forem os fios, mais indicada é a limpeza, podendo espaçar as lavagens em cabelos mais secos ou couro cabeludo sensível.

2) Usar boné e chapéus com muita frequência: o uso desses acessórios aumenta a produção de suor e oleosidade, consequentemente, a incidência de caspa. Além disso, o abafamento do couro cabeludo colabora para a proliferação de fungos.

3) Tratamentos químicos, como escovas progressivas: esses procedimentos muitas vezes geram uma descamação intensa do couro cabeludo, piorando a dermatite.

4) Uso frequente de chapinha e secador de cabelo: o calor excessivo desses aparelhos pode causar irritação e aumento da oleosidade no couro cabeludo, o que acaba refletindo na proliferação da caspa. O ideal é manter uma distância de, pelo menos, 20 centímetros e usar temperaturas menos quentes.

E o mais importante: procure um dermatologista Tricologista para te examinar e poder indicar o melhor tratamento para você.

Alopecia por Tração

alopecia no rj

A alopecia de tração não é uma doença sistêmica, mas uma condição associada ao tracionamento intenso dos fios por um longo período de tempo.

Inicialmente essa força exercida sobre a raiz pode trazer dor e hipersensibilidade do couro cabeludo e depois cursar com falhas do cabelo, nas áreas de maior tensão.

Com o tempo, o dano nos folículos pode se tornar permanente, levando ao desaparecimento por completo dos cabelos naquela área.

Alguns penteados apertados como rabo de cavalo, coques, tranças boxeadoras, dreadlocks, megahair e apliques, favorecem esse tipo de alopecia.

Os cabelos afros por serem mais finos, quando sofrem tensão também têm mais risco de desenvolver áreas de alopecia de tração. Mas dependendo do estágio de comprometimento, ainda é possível recuperar parte dos cabelos e impedir a progressão da perda.

Por isso não deve ser usado sem avaliação adequada de uma dermatologista especialista em queda de cabelos – Tricologista.

Alopecia Androgenética

tratamento para calvicie

A calvície, ou alopecia androgenética, é a principal causa de queda de cabelo em homens.

Por questões genéticas e ação hormonal, ocorre o afinamento dos fios e sua perda progressiva. Dessa forma, o tratamento precoce pode retardar essa perda e ainda recuperar parte dos cabelos, através de medicações tópicas e/ou orais e ainda, procedimentos como microagulhamento, mesoterapia e Ledterapia.

Marque uma consulta com uma Dermatologista Tricologista para iniciar seu tratamento! mas não se esqueça que quanto mais cedo, melhor!

Queda de Cabelo após a Gravidez

queda de cabelo na gravidez

Sem pânico, mamães! Pois é perfeitamente normal haver queda de cabelo após a gestação. Mas por que isso acontece?

A resposta são as alterações hormonais. Por causa delas, o cabelo se torna mais forte, grosso e brilhoso durante a gravidez. Normalmente após três ou quatro meses após dar o parto, os hormônios começam a se normalizar.

Todo esse processo desencadeia a interrupção do ciclo do cabelo generalizada, causando a queda intensa dos fios, que chamamos de Eflúvio Telógeno.

Radiação no Couro Cabeludo

tricologista no rj

O couro cabeludo é uma região muito afetada pelas altas temperaturas, assim como a pele, mas muitas vezes esquecemos de protegê-lo.

A exposição aos raios ultravioleta do sol, sem a proteção adequada, pode acelerar o processo de queda de cabelo, gerar queimaduras e feridas, além de outras doenças.

Por exemplo, a Alopecia Senescente, está relacionada com o envelhecimento do cabelo, onde os fios tornam-se rarefeitos, finos e brancos. E já sabemos que exposição aos raios do sol acelera esse processo de envelhecimento.

Para proteger o seu couro cabeludo e seus cabelos do sol, use sempre o protetor solar e chapéus. Opte por barracas quando for à praia ou piscina, lave os fios e faça hidratações. Esta é uma região sensível e deve ser protegida de forma eficaz.


Dermato na Mídia: Queda de cabelo

Quer ver mais vídeos sobre Tratamentos Capilares? Conheça o meu canal do YouTube: Meu Canal

Dermatologista Especialista em Tratamentos para Queda de Cabelo (Tricologista) na Barra da Tijuca – RJ
Dermatologista Especialista em Tratamentos para Queda de Cabelo (Tricologista) na Barra da Tijuca – RJ

Últimas Matérias Publicadas:


queda de cabelo

Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre Tratamento para Queda de cabelo que realizo em meu consultório na Barra da Tijuca.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Sala 161 e 162, Barra da Tijuca

# Dermatologista Especialista em Tratamentos para Queda de Cabelo – Calvície na Barra da Tijuca – Tricologista


tricologista no rj

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2

RQE: 21135

Sou graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pelo Center for World University Ranking. Além disso, fiz residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.
Em seguida obtive o Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) – Clínica de Dermatologia e Estética Avançada – Queda de Cabelos – Calvície – Eflúvio – Alopecia Androgenética.


Conheça meu Instagram mas não deixe de seguir para não perder muitas outras publicações sobre Queda de Cabelo!

https://www.instagram.com/p/B2EVXtdgalI/
Dermatologista Tricologista na Barra da Tijuca – RJ
dermatologista barra da tijuca