
Dermatologista Especialista em Queda de Cabelo (Tricologista) e Calvície no Recreio dos Bandeirantes:
A saúde dos cabelos vai muito além de uma questão estética, ela reflete diretamente o equilíbrio do organismo e o bem-estar emocional. A queda de cabelo, tanto em homens quanto em mulheres, é uma das queixas mais frequentes no consultório dermatológico, impactando diretamente na autoestima e na qualidade de vida. E se você está passando por esse problema, saiba que não está sozinho e que existem soluções seguras, eficazes e cada vez mais modernas para tratar.
Aqui no consultório, próximo ao Recreio dos Bandeirantes, ofereço uma abordagem completa, individualizada e baseada em evidências científicas. Como dermatologista especialista em queda de cabelo, calvície e doenças do couro cabeludo, utilizo os princípios da tricologia, uma área da dermatologia focada especificamente no diagnóstico preciso e no tratamento das disfunções capilares.
A tricologia médica permite avaliar desde alterações na estrutura dos fios, afinamento progressivo, até os diferentes tipos de alopecias, como a alopecia androgenética (popularmente conhecida como calvície), eflúvio telógeno, além de outras condições que levam à queda, enfraquecimento ou rarefação capilar.
Queda de Cabelo Feminina: Comparativo Antes x Depois
Queda de Cabelo Masculina: Evolução Visual
Tratamentos para Queda de Cabelo:
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)

A Microinfusão de Medicamento para Pele, ou MMP, é um tratamento inovador na questão da saúde da pele.
Foi desenvolvido pelo Dermatologista Dr Samir Arbrache, permitindo a introdução de medicamentos estéreis no local adequado de ação, tornando o tratamento mais eficaz, rápido e pouco doloroso.
O ativo é introduzido na pele através de um aparelho que utiliza microagulhas, com velocidades e profundidades adequadas para que possa agir no local ideal.
Os principais problemas que podemos tratar pela MMP® são: cicatrizes de acne, sardas brancas (leucodermia solar), rejuvenescimento, melasmas, queloides, verrugas, cicatrizes e estrias e até psoríase.
Mas o procedimento só pode ser realizado por profissionais especializados e passaram pelo treinamento específico e o número de sessões e o medicamento que será utilizado depende da avaliação de cada caso. Os resultados são maravilhosos! Dessa forma, busque uma Dermatologista Tricologista – Especialista em queda de cabelos.
Rigenera

O Rigenera é um tratamento indicado para pessoas que sofrem com a alopecia androgenética, uma condição hereditária que pode resultar em queda de cabelo. Embora essa condição afete principalmente os homens, ela também pode ocorrer em mulheres, resultando em cabelos mais fracos, finos e ralos.
Além disso, as alterações hormonais, incluindo aquelas associadas à gravidez e à menopausa, também podem afetar a saúde do cabelo. Além de causar a queda de cabelo e falhas no couro cabeludo, a alopecia androgenética também pode afetar outras áreas do corpo, como a barba, o bigode, as sobrancelhas e os cílios.
O tratamento com Rigenera é capaz de estabilizar a progressão da alopecia, reduzindo a queda de cabelo e outras alterações na estrutura do cabelo. Ao mesmo tempo, o tratamento ajuda a regenerar as estruturas capilares, conferindo vitalidade aos fios. Além disso pode ser uma alternativa para aqueles que não respondem a outros tratamentos convencionais, como medicamentos e transplante capilar.
Mesoterapia

Conhecido também como Intradermoterapia Capilar, este tratamento consiste na aplicação (injeção) de substâncias na pele do couro cabeludo, a fim de auxiliar no tratamento de alopecias diversas, como eflúvio telógeno, alopecia androgenética (calvície), ou até mesmo de outras patologias do couro cabeludo.
O produto injetado é sempre estéril e formado por uma mescla de substâncias específicas para cada necessidade, ajudando no crescimento dos fios, diminuição da queda ou até mesmo no fortalecimento do cabelo.
As sessões podem ser quinzenais ou mensais.
Microagulhamento

Esse procedimento estético tem chamado bastante a atenção de quem aposta nos tratamentos dermatológicos para cuidar da aparência da pele do corpo e, principalmente, do rosto.
Também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA®), o Microagulhamento é um procedimento dermatológico baseado na perfuração das camadas da pele com agulhas bem finas para estimular o colágeno.
O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas – desde pequenos rolos que sustentam as agulhas até equipamentos mais modernos, automáticos, nos quais é possível regular a profundidade das agulhas e associar técnicas como a radiofrequência.
Portanto procure uma Dermatologista.
Medicação oral e tópica – Minoxidil

Existem várias medicações como a Finasterida, Dutasterida, Minoxidil e muitos outros mas só esse assunto seria muito longo, cabendo um artigo específico. Dessa forma resolvi falar um pouco sobre o Minoxidil.
Você provavelmente já leu em alguma revista ou já ouviu de algum amigo o nome desta substância, mas afinal, sabe para que serve o Minoxidil?
Trata-se de um medicamento muito estudado dentro da dermatologia e que possui resultados comprovados no controle e diminuição de algumas quedas capilares.
Isto porque, por se tratar de um vasodilatador, ele aumenta o aporte de oxigênio e nutrientes para a raiz do cabelo, o que influencia na queda, no crescimento do fio e no aumento da sua espessura.
Entretanto, como todo medicamento, deve ser prescrito e indicado por um médico pois o Minoxidil tem suas contraindicações e não é isento de efeitos colaterais, mesmo em uso tópico.
Por isso não deve ser usado sem avaliação adequada de uma Dermatologista Especialista em queda de cabelos – Tricologista.
Acompanhamento por Tricoscopia

Tricoscopia é uma ferramenta utilizada na dermatologia para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de patologias do couro cabeludo.
Através do equipamento com lentes de aumento potentes, conseguimos avaliar os folículos, qualidade dos fios, alterações na pele do couro cabeludo, além de fotografar para termos imagens comparativas durante todo o acompanhamento do tratamento das diversas causas de queda de cabelo.
Dicas para evitar a Queda de Cabelo

Descolorir, alisar, enrolar e colorir de novo. Esse é um ciclo muito conhecido por quem gosta de passar por várias fases de cabelo com diferentes cores, texturas e formatos. Contudo, é necessário tomar algumas precauções, já que ser uma mulher diferente de tempos em tempos requer certo trabalho.
O excesso de química pode causar a queda dos fios, por isso, é essencial tratar o cabelo antes de realizar algum procedimento.
Dessa forma, uma boa prática é o uso de produtos que auxiliam a reconstrução capilar, como os ricos em queratina, ceramidas e aminoácidos.

Além disso deve-se ter atenção ao intervalo entre um processo e outro, respeitando sempre os limites para evitar o enfraquecimento.
Outros fatores como calor, atrito com pentes, radiação ultravioleta, separados ou em conjunto, danificam os fios e causam problemas como pontas duplas, quebra e ressecamento. Da mesma forma não podemos nos esquecer que o que comemos também é essencial para fortalecer os fios de cabelo e estimular o crescimento deles.

Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais são muito benéficos para fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo.
Mesmo assim, apesar de todos os cuidados diários, algumas pessoas podem apresentar uma queda de cabelo além do seu normal. Por isso, é muito importante a avaliação do Dermatologista para descartar doenças específicas do couro cabeludo, dos fios ou mesmo doenças sistêmicas, e iniciar o tratamento mais adequado para essa queda.
Os tratamentos costumam ser bem eficazes quando indicados e acompanhados pelo especialista em queda de cabelos.
Transição Capilar

O termo “Transição Capilar” diz respeito ao processo que seu cabelo passa a partir do momento em que você decide abrir mão dos procedimentos químicos capilares, até que ele cresça totalmente, chegando ao natural.
Não existe um tempo certo entre o “início” e o “fim” do processo de transição, tudo vai depender do ritmo de crescimento dos seus fios, da química que você utilizava e da forma como você vai nutri-lo neste meio tempo.
Há quem opte por cortar ele totalmente e esperar seu crescimento do zero, e há outras que preferem esperar a raiz crescer e ir cortando aos poucos.
É comum ouvir pacientes com queixas de estar com o cabelo fraco e quebradiço durante o tempo de transição, isto porque o cabelo novo está forte e saudável, enquanto aquele que sofria com a química está esponjoso e fraco.
Existem tratamentos que podemos associar nesse período de transição, ajudando no crescimento e fortalecimento dos fios.
Técnica Co-Wash

O co-wash é uma técnica para lavar os cabelos que dispensa o uso de shampoo, usando apenas o condicionador específico.
Os sulfatos encontrados na grande maioria dos shampoos são agentes responsáveis pela limpeza profunda e pela espuma. Contudo, além de tirar a sujeira dos fios, tiram também os óleos naturais e os lipídios do cabelo.
Foi em função desses danos que surgiu a técnica do co-wash, com produtos que não contêm elementos mais agressivos como os sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.
É uma técnica de limpeza dos fios e do couro cabeludo mais leve, menos agressiva e mais hidratante.
Gosto muito de indicar para os pacientes de cabelos crespos e cacheados, cabelos com química e luzes, pacientes de couro cabeludo sensível ou com fios danificados em processo de recuperação! Existem diversos produtos ótimos no mercado!
Doenças e Condições ligadas ao couro Cabeludo e Cabelos
Tricodínia

O couro cabeludo é cheio de terminações nervosas, por isso é bem sensível, porém quando essa sensibilidade causa dor ou desconforto, chamamos esse de quadro de tricodínia.
A pele do couro cabeludo é um reflexo da pele do corpo, portanto pacientes com pele mais sensível tem maior probabilidade de desenvolver esse desconforto na área do couro cabeludo.
Alguns fatores podem piorar ou causar essa sensação como, mudança de temperatura, poluição, estresse, uso de produtos químicos agressivos, limpeza demasiada do cabeludo, ou até algumas doenças como dermatite atópica ou transtornos psiquiátricos, que podem cursar com esses sintomas de Tricodínia.
Alguns hábitos podem ajudar a melhorar esse desconforto:
1- Evitar shampoos com sulfato ou de limpeza agressiva
2- Evitar tratamentos químicos, principalmente contendo formol
3- Evitar o uso de secadores muito quentes próximo ao couro cabeludo
4- Lavar a cabeça com água fria ou morninha
É importante saber que a Tricodínia pode ser um sinal de inflamação do couro cabeludo e pode cursar com queda de cabelo. Portanto, é muito importante que nessa situação você seja examinada pelo dermatologista tricologista. Além de excluir doenças associadas, podemos incluir tratamentos específicos que irão ajudar na melhora dessa sensação incomoda.
Dermatite Seborreica

A Dermatite Seborreica do couro cabeludo ou Caspa é uma queixa frequente no consultório, principalmente no inverno.
É uma doença que leva a vermelhidão, coceira e descamação do couro cabeludo, e em alguns casos, até a uma queda do cabelo.
Vários fatores pioram a Dermatite Seborreica do couro cabeludo, como estresse e mudança de temperatura/clima. Mas, alguns hábitos na sua rotina podem também influenciar na piora da sua caspa. Vou falar sobre alguns:
1) Não lavar o cabelo regularmente: um couro cabeludo saudável é um couro cabeludo limpo. Quanto mais oleosos forem os fios, mais indicada é a limpeza, podendo espaçar as lavagens em cabelos mais secos ou couro cabeludo sensível.
2) Usar boné e chapéus com muita frequência: o uso desses acessórios aumenta a produção de suor e oleosidade, consequentemente, a incidência de caspa. Além disso, o abafamento do couro cabeludo colabora para a proliferação de fungos.
3) Tratamentos químicos, como escovas progressivas: esses procedimentos muitas vezes geram uma descamação intensa do couro cabeludo, piorando a dermatite.
4) Uso frequente de chapinha e secador de cabelo: o calor excessivo desses aparelhos pode causar irritação e aumento da oleosidade no couro cabeludo, o que acaba refletindo na proliferação da caspa. O ideal é manter uma distância de, pelo menos, 20 centímetros e usar temperaturas menos quentes.
E o mais importante: procure um dermatologista Tricologista para te examinar e poder indicar o melhor tratamento para você.
Alopecia por Tração

A alopecia de tração não é uma doença sistêmica, mas uma condição associada ao tracionamento intenso dos fios por um longo período de tempo.
Inicialmente essa força exercida sobre a raiz pode trazer dor e hipersensibilidade do couro cabeludo e depois cursar com falhas do cabelo, nas áreas de maior tensão.
Com o tempo, o dano nos folículos pode se tornar permanente, levando ao desaparecimento por completo dos cabelos naquela área. Alguns penteados apertados como rabo de cavalo, coques, tranças boxeadoras, dreadlocks, megahair e apliques, favorecem esse tipo de alopecia.
Os cabelos afros por serem mais finos, quando sofrem tensão também têm mais risco de desenvolver áreas de alopecia de tração. Mas dependendo do estágio de comprometimento, ainda é possível recuperar parte dos cabelos e impedir a progressão da perda.
Por isso não deve ser usado sem avaliação adequada de uma dermatologista especialista em queda de cabelos – Tricologista.
Alopecia Androgenética

A calvície, ou alopecia androgenética, é a principal causa de queda de cabelo em homens.
Por questões genéticas e ação hormonal, ocorre o afinamento dos fios e sua perda progressiva. Dessa forma, o tratamento precoce pode retardar essa perda e ainda recuperar parte dos cabelos, através de medicações tópicas e/ou orais e ainda, procedimentos como microagulhamento, mesoterapia e Ledterapia.
Marque uma consulta com uma Dermatologista Tricologista para iniciar seu tratamento! mas não se esqueça que contra a calvície quanto mais cedo o tratamento melhor!
Queda de Cabelo após a Gravidez

Sem pânico, mamães! Pois é perfeitamente normal haver queda de cabelo após a gestação. Mas por que isso acontece?
A resposta são as alterações hormonais. Por causa delas, o cabelo se torna mais forte, grosso e brilhoso durante a gravidez. Normalmente após três ou quatro meses após dar o parto, os hormônios começam a se normalizar. Todo esse processo desencadeia a interrupção do ciclo do cabelo generalizada, causando a queda intensa dos fios, que chamamos de Eflúvio Telógeno.
Dermato na Mídia: Queda de Cabelo no Recreio dos Bandeirantes
Quer assistir vídeos sobre Queda de Cabelo? Então conheça o meu canal do YouTube: Meu Canal
Queda de Cabelo no Recreio no Recreio dos Bandeirantes: Últimas Matérias Publicadas

Me siga nas redes sociais! Certamente você verá muitas outras publicações sobre Queda de Cabelo no Recreio no Recreio dos Bandeirantes. Além disso, compartilho, constantemente, dicas exclusivas e novidades. Afinal, sua beleza importa!
Dermatologista na Barra da Tijuca – Especialista em Queda de Cabelo no Rio de Janeiro

PERFIL
Dra. Ana Carulina Moreno
CRM: 52.97133-2 | RQE: 21135
Graduada pela Faculdade de Medicina da USP, eleita a melhor do país pelo CWUR.
Residência em Dermatologia pelo HC-USP; Título de Especialista SBD/AMB.
Clínica de Dermatologia e Estética Avançada na Barra da Tijuca – Especialista em Tratamentos Estéticos, Faciais e Corporais no Rio de Janeiro.
# Dermatologista Especialista em Queda de Cabelo no Recreio no Recreio dos Bandeirantes