fbpx Skip to main content
Barraestética

Dermatologista Especialista em Unhas

Dermatologista Especialista em Unhas Barra da Tijuca
Dermatologista Especialista em Unhas

Dermatologista Especialista em Tratamentos para as Unhas

Dermatologista Especialista em Unhas Dra. Ana Carulina Moreno na Barra da Tijuca da dicas sobre os tratamentos e cuidados com as Unhas.

Formadas por três camadas queratinosas de consistências diferentes, dessa forma as unhas protegem as pontas dos dedos e ainda podem indicar como anda a nossa saúde.

Então vejamos as principais condições que podem aparecer nas Unhas:

Paroníquia

Popularmente conhecida como “unheiro”, é uma inflamação da pele ao redor da unha, a dobra ungueal, que se inicia após a “perda” da cutícula, seja pelo hábito da remoção por alicates ou por ação de agentes químicos, como produtos de limpeza.

especialista em unhas no rj

Sem a proteção da cutícula, os agentes irritantes e até os infectantes, como bactérias e fungos, penetram e geram a inflamação, com vermelhidão, pus e até alteração da própria unha.

Pode ser classificada em paroníquia aguda e paroníquia crônica, dependendo do tempo de instalação, das características e dos agentes envolvidos.


Leuconíquias

especialista em unhas no rj

Manchas brancas nas unhas, podem ter diferentes causas. Um das mais comuns é o trauma da cutícula que pode machucar parcialmente a área de produção da lâmina ungueal.

Além disso o uso prolongado de esmalte que causa reação na queratina superficial da unha. As micoses superficiais também podem aparecer como manchas, devido aos fungos que digerem essa queratina superficial.

Além disso e menos comuns, como reação a medicamentos e doenças sistêmicas podem estar associadas a essas manchas.


Onicomicose

especialista em unhas no rj

Micose das unhas, doença bastante comum no consultório, se desenvolve pela infecção de fungos na lâmina ungueal que se alimentam da queratina presente.

As unhas mais afetadas são as dos pés, pois o uso de sapatos fechados favorecem um ambiente propício ao crescimento dos fungos: escuro, quente e úmido.

Porém, qualquer unha pode ser acometida, pois existem outras formas de contaminação, como por exemplo instrumentos de manicure e pedicure.

A unha infectada pode assumir diversos aspectos, como manchas brancas, descolamentos (ficam “ocas”), espessamento (grossas e duras), e quanto maior tempo de infecção, maiores deformidades na lâmina ungueal podem acontecer.

No tratamento das onicomicoses normalmente associamos medicação via oral e tópica, além dos cuidados locais. A duração do tratamento costuma ser longa, pois depende também do tempo de crescimento das unhas, que é lento. Por isso, é muito importante a persistência e seguir à risca todas as orientações do dermatologista.

Evitem tratamentos caseiros, pois podem mascarar a doença e dificultar ainda mais o tratamento. Sendo assim, procure um dermatologista especialista em unhas, no primeiro sinal de alteração da unha pois quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, maior chance de alcançarmos bons resultados!


Manchas escuras

especialista em unhas

Manchas nas unhas podem sinalizar que alguma coisa não vai bem com a sua saúde.

No caso das manchas escuras das unhas ou Melanoníquias, elas devem sempre ser avaliadas e acompanhadas pelo seu Dermatologista.

Essas manchas podem apenas ser um sinal benigno como Nevo, Lentigo ou ainda Melanoníquia Racial, mas podem também ser um sinal do Melanoma Ungueal, que é uma neoplasia maligna (câncer) rara, porém muito agressiva.


O diagnóstico precoce do Melanoma Ungueal muda toda a evolução da doença. Portanto, é muito importante uma avaliação clínica e dermatoscópica minuciosa de todas as manchas escuras das unhas e, por vezes, a biópsia da matriz ungueal. Não perca tempo! Ao primeiro sinal procure auxílio de um Dermatologista Especialista em unhas!


Pode fazer isso? Dicas da Especialista

Tirar Cutícula

especialista em unhas

Tirar as cutículas faz parte da rotina de cuidados com as unhas de muitas mulheres. Mas vocês sabiam que essa não é uma prática saudável para as unhas? As cutículas servem para proteger as nossas unhas e fazem com que elas cresçam fortes e saudáveis. Quando usamos um alicate para retirá-las, a região pode ficar irritada e exposta a fungos e bactérias.

O ideal é hidratar as cutículas diariamente com cremes ou ceras, além de beber muita água. Você também pode empurrá-las delicadamente com uma espátula. Dessa forma, elas ficarão bem tratadas e será muito mais fácil cuidar das suas unhas e mantê-las bonitas!


Roer a Unha

especialista em unhas

Quem nunca teve o impulso de roer as unhas, que atire o primeiro alicate! Mas a unha não é para ser roída, certo? 

Elas servem de proteção contra infecções por bactérias e fungos em nossas mãos. Além disso, roer unhas pode trazer bactérias para dentro de nossa boca.

Por isso, cuide-se! Guarde as dicas da imagem e marque amigos que possuem esse hábito.


Tratamentos de Especialista para as Unhas

Cirurgia nas unhas

especialista em unhas na barra da tijuca

Sim, em alguns casos é necessário recorrer a um tratamento cirúrgico na unha. O mais comum deles é em estágios de unha encravada em grau elevado, quando tratamentos clínicos não foram o suficiente.

Além disso, outros casos que necessitam cirurgia: unhas em telha, paroníquia crônica (inflamação nas bordas das unhas) e até lesões que necessitem de biópsia.

A cirurgia é feita com anestesia local e é realizada pelo Dermatologista Especialista em unhas.


Dermato na Mídia: Especialista em Unhas no RJ

Como está sua pele, cabelos e unhas nessa quarentena? A Dermatologista Dra. Ana Carulina Moreno Especialista em unhas na Barra da Tijuca explica primeiramente como a quarentena pode provocar mudanças no nosso corpo, levando ao aparecimento de espinhas, dermatites, rugas, queda de cabelo e alterações dos fios e das nossas unhas.

Em seguida falo sobre algumas dicas de como melhorar essas queixas e passar a quarentena de forma mais leve e mais bonita!

Dermatologista Especialista em Unhas

Quer ver mais vídeos sobre dicas para pele, unhas, tratamentos e cuidados estéticos? Então veja e se inscreva no meu canal do Youtube: Meu Canal


Últimas Matérias Publicadas:


especialista em unhas

Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre tratamentos estéticos que realizo em meu consultório na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
FACEBOOK: https://facebook.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
PÁGINA PRINCIPAL: Dra. Ana Carulina Moreno
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1 – Loja 162, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

# Dermatologista Especialista em Unhas na Barra da Tijuca – RJ
#Cuidar da Pele não é custo, é Investimento!


especialista em unhas

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2

RQE: 21135

Sou graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pela Center for World University Ranking. Fiz residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Em seguida obtive o título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Atendo em minha Clínica de Dermatologia no Rio de Janeiro, próximo da Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Freguesia e Taquara. Sou Dermatologista Especialista em Unhas na Barra da Tijuca.

Clínica de Dermatologia e Estética Avançada – Procedimentos Estéticos (Faciais e Corporais).


Conheça meu Instagram mas não deixe de seguir para não perder muitas outras publicações sobre Tratamentos para as unhas!

https://www.instagram.com/p/BXjBDsHFKEm/
Dermatologista Especialista em Unhas
dermatologista barra da tijuca