fbpx

Tudo sobre a Pele na Gravidez:

pele na Gravidez
Dermatologista Especialista em Tratamentos para a Pele na Gravidez

Dermatologista Especialista em Pele na Gravidez

Pele na Gravidez: Vamos abordar as principais dúvidas que recebo em minha Clínica de Dermatologia. Lembrando que os cuidados dermatológicos deve se estender ao período do pós-parto, para que essas alterações, muitas vezes incômodas, não se tornem persistentes e/ou definitivas.

Quais mudanças costumam acontecer na pele da mulher durante a gravidez?

Vou listar algumas alterações que ocorrem nesse período de Gestação:

  1. Devido às alterações vasculares, a pele da gestante pode ficar mais sensível
  2. Com as alterações hormonais, a pele fica mais suscetível a manchas (tipo melasma), escurecimentos de algumas áreas (axilas e virilha), aumento de sinais, além da piora da Acne e Dermatite Seborreica
  3. O estiramento da pele, pode levar a formação de estrias vermelhas e brancas nos seios, abdome, glúteos, região lombar e coxas
  4.  A piora da circulação e a retenção de líquidos leva ao aparecimento de celulite
  5. Cabelos podem ficar mais fortes, brilhantes e volumosos, e as unhas mais frágeis ou com descolamentos

Além de todas essas mudanças, ainda temos que ter muito cuidado com uso de produtos na gestação, pois alguns podem ser absorvidos pela pele e prejudicar o bebê. Por isso, o acompanhamento com um Dermatologista é fundamental!

Quais são os Tratamentos Estéticos são Permitidos para as Grávidas?

tratamentos esteticos na gravidez

SIIIM! Grávida pode fazer Tratamento Dermatológico.

Mas precisamos de cautela porque, realmente, não são todos os procedimentos permitidos, combinado?

  1. Skincare
    • Inclusive com Ácidos específicos para tratar acne, manchas e antioxidantes que ajudam a manter o viço da pele em dia
  2. Limpeza de Pele
    • Com produtos específicos para peles sensíveis
  3. Laser de Baixa Frequência e LedTerapia
    • Ajudam em processos inflamatórios da pele e couro cabeludo, ou até para estimular o colágeno
  4. Drenagem Linfática Corporal e Facial
    • Ajudam a diminuir os inchaços e aquela retenção de líquido

Principais Questões e dúvidas sobre a Pele na Gravidez

Melasma na Gravidez

Estrias na Gravidez


A Pele na Gravidez – Melasma

O que é Melasma?

As manchas são hiperpigmentações na pele, que podem surgir por fatores como alergias, alterações hormonais, exposição solar, gravidez e idade.

Manchinhas na pele, mesmo quando não oferecem risco para a saúde, podem ser um incômodo para nossa autoestima.

O Melasma é uma doença crônica sem cura, que surgem após exposição à radiação UV e luz visível.  Podem aparecer principalmente na face, pescoço, colo e braços.

Pode piorar na gravidez, devido à carga hormonal inerente, com o uso de anticoncepcionais, mas também com tratamentos ou procedimentos inadequados.


Como evitar Melasma na Gravidez? É possível?

melasma na gravidez

Existem vários fatores que contribuem para o seu surgimento do Melasma, como a exposição solar e hormônios femininos. Por isso, a gravidez costuma ser um momento de “gatilho” para o início ou piora do Melasma.

Falo SEMPRE: o melhor tratamento é a prevenção. É fundamental evitar a exposição excessiva ao sol e usar o protetor solar de forma adequada.

Mas se você já tem Melasma ou começou a surgir durante a gravidez, é importante esclarecer que existe sim tratamento específico.

Muitas pacientes aguardam o fim da gestação e da amamentação para procurar um dermatologista, mas na verdade, já podemos iniciar um protocolo de tratamento clareador mesmo durante a gravidez.

Quanto mais cedo iniciarmos, melhor será o controle do Melasma. Está grávida? Então Procure seu Médico Dermatologista!


Depois da gravidez, as Manchas de Melasma somem sozinhas? Por quê?

pele na Gravidez

Nem sempre! Com a regularização dos hormônios após a gravidez, algumas manchas podem clarear sozinhas, mas na grande maioria, o Melasma se torna crônico.


Como tirar a mancha de Melasma da pele? É possível?

manchas na pele

O Melasma não tem cura, mas tem tratamento para melhorar e amenizar as manchas, deixando o rosto mais homogêneo.

Com os tratamentos podemos deixar as manchas até imperceptíveis.


Quais cremes para Melasma não podem ser usados na Gravidez? Em que componentes ficar de olhos? Podem prejudicar o bebê?

pele na Gravidez

Muitos ácidos não podem ser utilizados na gravidez, como ácido retinóico e ácido salicílico!

A Hidroquinona também, que é um ativo clareador bem utilizado no melasma, deve ser evitado nesse período!

Alguns outros ácidos e ativos também podem ser prejudiciais, por isso deve-se ter muito cuidado com o uso de produtos sem orientação médica!


Existem tratamentos que funcionam para Melasma? Podem ser feitos durante a gravidez ou só depois? Qual o período ideal para fazer? Quanto tempo após o nascimento do bebê?

tratamentos esteticos na gravidez

Durante a gravidez podemos, focamos mais na fotoproteção e no Skincare voltado para Melasma, quando a paciente desenvolve essas manchas!

Podemos associar ledterapia nessa fase, como uma forma mais leve de tratamento, mas evitamos qualquer procedimento mais invasivo!

Alguns outros lasers, tipo Black Peel, podem ser também uma opção nessa fase, mas sempre sob supervisão médica!

No pós parto, assim que a mulher já tiver disposta a se tratar, já podemos iniciar os procedimentos mais invasivos como: lasers, Microagulhamento Robótico, MMP facial e alguns Peelings, tendo muito cuidado com os ativos escolhidos, caso esteja amamentando!


A Pele na Gravidez – Estrias

O que é estria? Por que aparece na Gravidez?

estrias na gravidez

As estrias são cicatrizes geradas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas que sustentam a camada intermediária da nossa pele.

Portanto, isso geralmente ocorre quando há um estiramento repentino, como exemplo podemos citar quando há mudança brusca de peso, na puberdade e na gravidez.

As Estrias são caracterizadas por linhas de cor arroxeada, rósea ou branca que aparecem principalmente na pele do abdome, seios, região lombar e glúteos. 

O estiramento da pele por conta da distensão do abdômen e as alterações hormonais durante a gravidez, são alguns dos fatores que mais colaboram para o surgimento de estrias.

No entanto, não há um tratamento totalmente efetivo quando falamos de estrias, mas em alguns casos, é possível observar uma melhora significativa da pele quando é feito um tratamento eficaz e imediato (quando as estrias estão rosadas).

Primeiramente devemos manter uma alimentação saudável e rica em vitamina E, além disso, hidratar bem a pele é extremamente importante para prevenir o aparecimento das estrias.


Qual a diferença entre a estria branca e a vermelha? As duas são possíveis de tratar?

pele na Gravidez

As estrias avermelhadas são mais precoces e tendem a ficar brancas com o tempo. Portanto, as estrias vermelhas, por serem mais precoces, são mais responsivas aos tratamentos; isso não quer dizer que não tratamos as estrias brancas.

Todas elas podem e devem ser tratadas, caso estejam incomodando. Quanto mais precoce, melhores os resultados.


Dá para evitar estrias na gravidez ou é mais uma questão genética? Produtos cosméticos funcionam? Se sim, quais? Por quê?

Tratamento Estrias Dermatologista Barra da Tijuca

A melhor forma de prevenir o aparecimento de estrias na gestação é controlar o ganho de peso para evitar grandes estiramentos! Ter uma alimentação saudável e ingerir bastante água, são fundamentais também!

Algumas coisas podemos fazer para melhorar a qualidade da pele, o que pode ajudar na prevenção e na piora das estrias como: hidratação intensa das áreas durante a gestação com produtos específicos e procedimentos que estimulam o colágeno antes de engravidar, para deixar a pele mais firme!


Tratamentos para estrias podem ser feitos durante a gravidez? Por quê?

tratamentos de estrias

Durante a gravidez a única forma de tratamento das estrias são os hidratantes com ativos específicos e alguns ácidos leves que podem atenuar, mas não podemos fazer nenhum procedimento mais invasivo!

O ideal mesmo é preparar essa pele antes da gravidez e prevenir o aparecimento com o controle do peso!

A Drenagem linfática também pode ser um ótimo aliado, pois diminui a retenção dos líquidos e, consequentemente, o estiramento excessivo da pele


Existe uma ‘ordem’ melhor para usar os produtos? Tipo, passar hidratante, depois óleo? Ou o contrário? Ou isso não interfere na ação?

produtos na gravidez

A melhor sequência seria: após o banho, usar um Hidratante específico, que hidratam as camadas da pele mais profundamente e depois o óleo, para fazer uma película de proteção.

Podemos também associar os óleos de banho que são menos agressivos à pele, evitando o ressecamento excessivo!


Se a Mulher já tem estrias antes de engravidar, significa que durante a gravidez o aparecimento das marcas tende a aumentar?

pele na Gravidez

Se a mulher já tem estrias, isso significa que ela tem uma predisposição, portanto pode sim piorar ou formar novas estrias na gestação!

Nesse caso, os cuidados devem ser redobrados e, se possível, já fortalecer essa pele antes da gravidez com muito estímulo de colágeno!


As marcas de estrias somem depois da gestação ou continuam? O que fazer?

pele na Gravidez

Algumas estrias acabam sumindo após a gravidez, quando a pele vai voltando ao normal, principalmente aquelas estrias menores e mais recentes. Mas não é o que acontece na grande maioria. Normalmente as estrias ficam marcadas e podem evoluir para a fase mais tardia (estrias brancas)

Se estiver incomodando, podem sim iniciar tratamentos específicos para atenuar as estrias aparentes e melhorar a qualidade da pele da região!


Que tipos de produtos não são recomendados para tratar estrias durante a gravidez? Podem ser prejudiciais para o bebê? Em que tipos de componentes ficar de olho?

pele na Gravidez

As gestantes devem ter cuidado com qualquer produto que não tenha orientação médica, pois muitos ativos podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do bebê, por exemplo: hidratantes ricos em uréia e ácido salicílico, ativos de tratamento como hidroquinona e ácido retinóico e derivados. O ideal é sempre perguntar para o seu médico se aquele produto é adequado ou não


Existem produtos naturais que ajudam a cuidar da pele durante a gestação, sem prejudicar o bebê? Se sim, quais?

pele do bebê

Produtos ricos em antioxidantes como Vitamina E, vitamina C em baixas concentrações, alguns ácidos em baixa concentração como ácido glicólico e ácido azelaico, podem ser ótimos aliados durante essa fase é não prejudicam o bebê!


A Pele na Gravidez – Pele Oleosa e Acne

Tem como tratar oleosidade da pele na Gravidez?

pele oleosa na gravidez

As alterações hormonais são as grandes responsáveis por todas essas mudanças. E o grande desafio é justamente cuidar de uma pele num momento que temos muitas restrições no uso dos produtos, como na gestação! Até porque, independente de tudo, a saúde do bebê está sempre em primeiro lugar!

Algumas gestantes, logo no início, pioram ou desenvolvem um quadro de acne e oleosidade! E chegam em desespero, pois não podem usar mais aquele ácido que tanto amavam! E aí? Como fazer? Tem como tratar oleosidade e acne nesse período?

A resposta é SIM!
Apesar das restrições, existem diversos produtos e ativos que podemos utilizar na gravidez e ajudar a manter a pele da futura mamãe bem cuidada!


Espinhas e cravos também tendem a aumentar durante a gravidez?

espinhas na gravidez

Durante o período gestacional ocorre uma série de mudanças hormonais que podem desencadear o aumento da oleosidade da pele de algumas gestantes, causando espinhas.

Como nem todos os tratamentos antiacne podem ser utilizados nesta fase, então fica a dúvida sobre o que fazer. Ativos como ácido salicílico e retinóicos, além de alguns antibióticos, devem ser evitados.


Tem como tratar a Acne ou a pele Oleosa na Gravidez? Quais produtos são aliados?

acne

Produtos com peróxido de benzoíla e ácido azeláico são ótimos aliados, além de sabonetes e protetores específicos.

Seguem algumas dicas pra quem está gestante e tem a pele oleosa e/ou acneica:

  1. Lave o rosto diariamente com sabonetes específicos
  2. Use produtos que controlam oleosidade ao longo do dia
  3. Protetor solar adequado é essencial nesse processo, inclusive para evitarmos as manchas
  4. A hidratação deve fazer parte da sua rotina: escolha um hidratante matificante ou em serum, específico para pele oleosa
  5. Esfoliar a pele com produtos leves e naturais pode trazer muitos benefícios
  6. A limpeza de pele com máscara de LED pode auxiliar no controle dos cravos e das espinhas inflamadas
  7. Evite produtos com ácido salicílico, ácido retinóico, antibióticos, ou qualquer outro ativo desconhecido
  8. Alguns ativos e ácidos podem ser usados na gestação. Busque um dermatologista para prescrever um bom tratamento para você.

O mais importante é manter uma rotina e um acompanhamento dermatológico, para que sua pele se mantenha linda nesse momento tão especial!


Dermato na Mídia: A Pele na Gravidez

Quer saber mais sobre a Pele na Gravidez?

Dermatologista Especialista em Tratamentos para a Pele na Gravidez

Quer ver mais vídeos sobre cuidados com a Pele na Gravidez? Então veja o meu canal do YouTube: Meu Canal


Últimas Matérias Publicadas:


Clinica de estética no rio de janeiro

Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre Tratamentos Faciais e Corporais.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.
PÁGINA PRINCIPAL: Dra. Ana Carulina Moreno

# Dermatologista Especialista em Tratamentos para a Pele na Gravidez


dermatologista na barra da tijuca

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2

RQE: 21135


Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pelo Center for World University Ranking.

Residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Dermatologista Especialista em Tratamentos para a Pele na Gravidez.

Clínica de Dermatologia e Estética Avançada – Procedimentos Estéticos (Faciais e Corporais)


Acima de tudo, Prezo pela Qualidade no Atendimento 💕

Adalgisa Moraes Alencar
Adalgisa Moraes Alencar
16:57 11 May 22
Amei a Dra. Ana Carulina. Ótima profissional. Recomendo com muita confiança. E... o acolhimento dos profissionais que trabalham na Clínica é maravilhoso. Super recomendo. Só tenho a agradecer. Meu primeiro tratamento, e com toda confiança continuarei com a Dra.read more
Stanley Rocha
Stanley Rocha
16:51 12 Apr 22
É meu segundo tratamento com a Dra Carulina. Neste momento, fruto da... recomendação positiva de amigos que já fizeram tratamento, decidi começar o tratamento para alopecia, e confirmei as impressões positivas que já tinha. Fui atendido pontualmente na hora marcada, a clínica super confortável, e o atendimento da Dra muito profissional. Ela teve o cuidado em investigar bastante antes de recomendar qual tratamento deveria seguir, o que me passou bastante confiança para começar.Estou ansioso pelo resultado e prometo postar!read more
Débora Lima Castro
Débora Lima Castro
13:29 28 Mar 22
Ambiente agradável, consultório impecável, funcionárias atenciosas e... simpáticas, consulta nota 10! Amei a experiência como um todo, e também a direção do tratamento que a Dra Ana Carulina decidiu para mim.read more
Monica Zanini
Monica Zanini
23:26 15 Mar 22
Dra Ana Carulina é uma dermatologista que me passou confiança em relação ao meu... problema (tenho alopecia e já rodei muitas dermatos, inclusive as globais, e nenhuma fez com que meu caso fosse resolvido) . Até que cheguei na Dra Ana pelo Instagram pois vi e confirmei com a secretária dela que ela era tricologista também! Vou iniciar meu tratamento este mês de março/22 e depois conto se deu certo! Mas a principio a Dra me passou credibilidade no tratamento proposto(digo isso pq para entender minha alopecia, fiz um curso de terapeuta capilar) e pelo que ela me indicou, no tratamento, "bate" com o que estudei...read more
Elenita Takahashi
Elenita Takahashi
13:43 25 Feb 22
Encantada ! Consultório aconchegante, muita higiene , espaçoso , e de mt bom... gosto !A Dra alegre, atenciosa e cuidadosa na sua explicação de todos os procedimentos que quis saber ! Fiquei mt confiante ! E já marquei de início o que mais me incomoda atualmente rsrsProfissional nota 10 e muito carismática na profissão! Parabéns sua linda ! Louca pra chegar o meu tão esperado procedimento! Bjs !read more
Viviane Cipriano
Viviane Cipriano
00:05 24 Feb 21
Recomendo demais a Dra. Ana Carulina. A consulta é maravilhosa: sem pressa, te... deixa muito a vontade porque ela é muito acolhedora, atenciosa e muito competente.read more
Adriana Cunha
Adriana Cunha
22:42 10 Dec 20
Dra Ana Carulina é excelente! gratidão...
Valéria Fonseca
Valéria Fonseca
23:34 09 Dec 20
Ana Caru é excelente profissional, paciente e humanizada. Estou muito... satisfeita com os resultados do tratamento.read more
Luiza Goncalves
Luiza Goncalves
10:50 08 Dec 20
Atendimento excelente, consultório lindo, Dra Ana Carulina muito simpática e... atenciosa.read more
Isadora Moreno
Isadora Moreno
17:31 16 Aug 20
Quando vou ao Rio de Janeiro, meu primeiro ponto de parada é no consultório da... Dra. Ana Carulina! Melhor dermatologista! Não deixo de visitá-la, fazer os procedimentos e receber as dicas valiosas passadas por ela! Super recomendo!read more
Aline Tresse
Aline Tresse
17:44 02 Oct 18
Faço tratamento com dra Ana Carulina mensalmente e não abro mão de forma... alguma, porque ela transformou a minha pele. Além de ser uma simpatia, educada e ter toda paciência para tirar dúvidas, é super competente e está sempre se atualizando.read more
Patricia Watson
Patricia Watson
16:04 02 Oct 18
Não existe dermato como ela! Sensacional!
Eduardo Oliveira De Carvalho
Eduardo Oliveira De Carvalho
18:28 24 Apr 18
Muito atenciosa e profissional!
Next Reviews
js_loader

Conheça meu Instagram para não perder diversas publicações sobre a Pele durante a Gestação

https://www.instagram.com/p/CCxE9bzpeXF/
Dermatologista Especialista em Tratamentos para a Pele na Gravidez


LEIA
OUTROS
ARTIGOS

DERMATOLOGISTA PARA A GESTANTE - DICAS!

Dermatologista Especialista em Tratamentos Estéticos para pele da Gestante na Barra da Tijuca - RJ Dicas da Dermatologista para (...)

LEIA MAIS
>

PREENCHIMENTO DE OLHEIRAS NO RJ

Preenchimento de Olheiras na Barra da Tijuca - RJ Preenchimento de Olheiras no RJ - Dicas da Especialista Dermatologista (...)

LEIA MAIS
>