fbpx Skip to main content
estéticarecreio

Tratamento de Manchas na Pele no Recreio

manchas na pele no recreio dos bandeirantes
Tratamento de manchas no recreio dos bandeirantes
Dermatologista Especialista em Tratamento de Manchas na pele e Melasma no Recreio dos Bandeirantes

Dicas sobre Tratamento de Manchas:

Dermatologista Especialista em Tratamento de Manchas na pele e Melasma no Recreio dos Bandeirantes:

As manchas são hiperpigmentações na pele, que podem surgir por fatores como alergias, alterações hormonais, exposição solar, gravidez e idade.

Após a avaliação dermatológica e de acordo com o tipo de mancha e local, são indicados tratamentos como lasers, luz intensa pulsada e peelings.

O Melasma por exemplo é uma doença crônica sem cura, que surgem após exposição à radiação UV e luz visível. Podem aparecer principalmente na face, pescoço, colo e braços.

Manchinhas na pele, mesmo quando não oferecem risco para a saúde, podem ser um incômodo para nossa autoestima.

Veja abaixo os principais tipos de manchas, os casos especiais de aparecimento ou piora e tratamentos:

Manchas na Pele – Principais Tipos

especialista em manchas no recreio dos bandeirantes

Melasma
Manchas Pós-Acne
Sardas
Melanose ou Manchas senis
Micoses
Leucodemia Solar

Melasma

melasma recreio dos bandeirantes

O Melasma é uma doença crônica sem cura, mas existem muitas opções dermatológicas para atenuá-lo.

Primeiramente, iremos descobrir a causa do escurecimento, se é devido a problemas circulatórios, dermatite, exposição solar ou outras questões. Em seguida, indicaremos os tratamentos mais adequados para o Melasma.

Dessa forma, para tratar o seu melasma busque uma Dermatologista especialista em tratamento de manchas.

Manchas Pós-Acne

Manchas na pele Recreio dos bandeirantes

Quanto maior o grau de inflamação da acne, maior a chance de formar uma cicatriz residual.

Além disso, o ato de manipular as espinhas também pode aumentar processo inflamatório e formar manchas e cicatrizes.

Por isso é tão importante o tratamento da acne desde os seus primeiros sinais.

A inflamação ativa a produção de melanina, sendo assim, pacientes que já tenham uma predisposição para pigmentar, podem apresentar manchas residuais avermelhadas, arroxeadas ou até escuras; é o que chamamos de pigmentação pós-inflamatória.

Além disso, o grau de inflamação da acne, combinado com a predisposição genética do paciente, podem gerar diversos tipos de cicatrizes, dentre atróficas ou deprimidas e hipertróficas ou elevadas.

Hoje temos diversas formas de tratar essas manchas e cicatrizes decorrentes da acne. Normalmente associamos tratamentos como peeling, microagulhamento, laser, CROSS, subscisão, punch elevação, shaving… enfim, sempre buscando o melhor resultado.

Cada tipo de cicatriz responde melhor a um tratamento, por isso a combinação de procedimentos traz resultados mais satisfatórios.

Avaliar o tipo de cicatriz ajuda na escolha dos melhores tratamentos para cada caso. Então busque uma Especialista em Tratamento de manchas na pele e cicatriz.

Sardas – Efélides

Tratamentos para Manchas recreio dos bandeirantes

Tem quem as ache fofas, atraentes, com um ar de simpatia e jovialidade, entretanto algumas pessoas têm e não gostam muito. Mas o que realmente são as sardas ou efélides?

Elas são aquelas manchinhas que aparecem, principalmente, na pele de pessoas ruivas, apesar de poder aparecer em todos os tipos de pele.

Elas variam do marrom claro ao escuro e podem aparecer na pele ao longo da vida, principalmente devido ao estímulo da radiação solar na pele, em pessoas com predisposição genética.

Contudo elas não oferecem riscos à saúde, porém, quando numerosas, indicam muita exposição solar e podem camuflar lesões de Câncer de Pele. Por isso, os pacientes devem ser examinados com muito cuidado.

Se você quiser diminuir o aspecto visual das sardas, dependendo do caso, pode-se indicar tratamentos para estas manchas com luz pulsada, laser, peelings e ainda, cremes clareadores em casa para complementar. Mas o uso do protetor solar diariamente é o MAIS IMPORTANTE!

Melanose – Manchas Senis

Melanose Solar barra da tijuca

Melanose solar é o nome dado às manchas causadas pelo dano à pele graças a exposição excessiva ao sol ao longo dos anos.

Essa exposição induz o aumento do número de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá cor à pele) e da sua atividade, produzindo mais melanina e formando as manchas, principalmente na face, colo, antebraços e dorso das mãos.

É muito comum em pessoas idosas, por isso também é conhecida como “mancha senil”, mas pode aparecer também em pessoas mais jovens.


O tratamento pode ser feito com clareadores, cauterização química, a criocirurgia, os peelings químicos e o uso da luz intensa pulsada. Entretanto somente uma Especialista em tratamento de manchas poderá indicar a melhor forma de tratá-las.

Micose

Micose recreio dos bandeirantes

Micoses superficiais são doenças causadas por fungos podendo atingir a pele, unhas e cabelos.

Alguns tipos de fungos vivem em nossos corpos sem causar nenhum tipo de dano. Porém, caso estes comecem a se reproduzir rapidamente, algumas doenças podem surgir.

Quando os fungos encontram condições favoráveis como calor, umidade, baixa imunidade ou mesmo após uso de antibióticos orais por longo prazo, eles podem proliferar e causar a infecção, se alimentando da queratina presente nestas áreas.


Dependendo do local acometido, os sintomas são diversos, podendo causar vermelhidão, descamação, coceira, perda dos pelos locais ou alteração das unhas. O mais importante é o diagnóstico e tratamento precoces, pois dependendo do grau de infecção, a resposta é demorada.

Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, secar bem as áreas de dobras após o banho, não ficar muito tempo com roupas molhadas e alternar meias e calçados fechados diariamente, são alguns hábitos que podem prevenir as micoses.

Leucodemia Solar

Tratamentos para Manchas recreio dos bandeirantes

Sabe aquelas pintinhas brancas que aparecem principalmente nos braços, colo e pernas?

Elas se chamam Leucodermia Solar, também conhecidas como Sarda Branca. Elas nada mais são que manchas esbranquiçadas nas áreas expostas ao sol, causadas pelo dano cumulativo dos raios ultravioleta ao longo da vida.

Trata-se de uma condição bastante frequente e que não apresenta malefícios à saúde, porém é um sinal que a pele está bem danificada pelo sol e provavelmente, com alto risco de desenvolver doenças relacionadas à exposição solar, como o Câncer de Pele.


Existem diversos tipos de tratamentos para tentar recuperar a coloração da pele, como lasers e crioterapia, sendo necessário consultar-se com um Dermatologista. O melhor tratamento ainda é a prevenção. Por isso, use conscientemente seu protetor solar

Casos Especiais de aparecimento ou piora das Manchas na Pele

Escurecimento da Axila

tratamento para manchas nas axilas

A hipercromia de axilas e virilhas é algo que incomoda muito os pacientes, principalmente quando voltamos a frequentar praias e piscinas.

Essas manchas escuras podem ter diversas causas, dentre elas o atrito causado por tecidos artificiais, o excesso de peso, alterações hormonais, inflamações pós depilação (lâmina, cera ou cremes depilatórios) e até mesmo dermatites causadas por desodorantes ou outros cosméticos.

Seguem algumas dicas que já podem ser incluídas na sua rotina:

1º passo: esqueça as soluções milagrosas que aparecem na internet. Limão, maisena, fubá e aveia, nada disso de fato trata o problema e pode até causar dermatites e escurecer ainda mais suas manchas.

tratamento para manchas nas axilas

Evite o uso de roupas muito apertadas, pois o atrito da pele com o tecido pode escurecer essa região. Para pacientes alérgicos, prefira desodorantes específicos, de pele sensível, evitando as inflamações nessas áreas.

Evite depilação com lâminas ou cera quente pois elas também podem causar inflamações na pele e, consequentemente, escurecer a região. Nesses casos, a depilação a laser pode ser uma ótima opção!

Evite o excesso de peso pois o sobrepeso aumenta o atrito nas regiões de dobra, e pode escurecer a pele ao longo do tempo.

E o mais importante: procure um dermatologista especialista em tratamento de manchas para te examinar e poder indicar o melhor tratamento para você.

Existem diversos tratamentos como cremes clareadores, peelings de ácidos e lasers que podem ser realizados nessa áreas, diminuindo ou mesmo acabando com as manchas escuras. 

Manchas pós Depilação

Tratamentos para Manchas recreio dos bandeirantes

Conhecidas também como hiperpigmentação pós-inflamatória, as manchas podem surgir como uma reação após a depilação com cera, Gillette, cremes depilatórios ou até mesmo, como complicação de uma depilação à laser.

Para recuperar o aspecto uniforme da pele, uma consulta com a dermato vai literalmente “esclarecer” o problema e ajudar no seu tratamento de diversas formas:

– com sessões de peeling;

– com laser específico para manchas;

– indicações de dermocosméticos ou ácidos clareadores para seu tipo de pele;

Melasma na Gravidez

melasma recreio dos bandeirantes

Durante a gestação é comum aparecerem manchas na pele. Elas costumam surgir no rosto, sendo chamadas de Cloasma ou (temíveis) Melasma.

Também é possível haver o escurecimento de algumas partes do corpo, como mamilos, axilas, virilhas e a linha média abdominal.

Essa pigmentação está ligada às mudanças hormonais dessa fase, quando há um estímulo maior da liberação de hormônios melanócito-estimulantes, aumentando a produção de melanina, que dá o pigmento da pele.

Com exceção do Melasma que costuma ser persistente, após o parto, as áreas escurecidas do corpo tendem a clarear progressivamente com a regularização hormonal.

A gravidez costuma ser um momento de “gatilho” para o início ou piora do Melasma.

Falo SEMPRE: o melhor tratamento é a prevenção. É fundamental evitar a exposição excessiva ao sol e usar o protetor solar de forma adequada.

O uso de protetor solar diário e o acompanhamento dermatológico para iniciar os tratamentos despigmentantes precocemente, podem ajudar na prevenção e tratamento de manchas como o Melasma na gravidez.

Mas se você já tem Melasma ou começou a surgir durante a gravidez, é importante esclarecer que existe SIM tratamento específico.

Muitas pacientes aguardam o fim da gestação e da amamentação para procurar um dermatologista, mas na verdade, já podemos iniciar um protocolo de tratamento clareador mesmo durante a gravidez.

Quanto mais cedo iniciarmos, melhor será o controle do Melasma. Está grávida? Então procure seu Médico Dermatologista Especialista em tratamento de Manchas na pele no Recreio dos Bandeirantes!

Pintas e Manchas no Bebê

manchinhas no bebê

Nesta fase, em que a pele do bebê está passando por adaptações ao ambiente externo, é comum que as mães se preocupem com alguns sinais que podem aparecer no corpo dos pequenos.

Por isso, preparei algumas dicas para ajudar nos cuidados com o bebê.

É importante lembrar que, conversar com uma Dermatologista especialista em tratamento de manchas é a melhor alternativa. Confira:


Mancha vermelha na nuca/pálpebras/testa: mancha salmão, também conhecida como “Bicada da Cegonha”, desaparece sozinha e não apresenta nenhum risco ao bebê;

Lesões nodulares vermelhas: chamadas de hemangiomas, vão crescendo com o tempo e devem ser vista pelo dermatologista que dará a orientação adequada;

Lesões vermelhas planas: as “manchas vinho do porto” podem não desaparecer sozinhas na sua maioria, e devem também ser avaliadas. Algumas podem ser retiradas por tratamento a laser;

Pintas de nascença escuras: o nervo melanocítico pode evoluir para outro tipo de lesão que requer avaliação de um dermatologista.

Principais tratamentos para Manchas na Pele – Melasma que realizo no Recreio dos Bandeirantes?

Os tratamentos abaixo são os meu queridinhos no consultório para tratamento de manchas e melasma:

Peeling Químico
– Cremes Clareadores – Ácido Tranexâmico
Microagulhamento
MMP ou “Drug Delivery”
Laser

Peeling Químico

peeling recreio dos bandeirantes

Peeling químico é um procedimento que consiste na aplicação de produtos que provocam uma descamação das células

Dessa forma, essa renovação celular, acaba ajudando a melhorar a qualidade da sua pele e no tratamento de acnemanchas, cicatrizes e rugas finas.

Cremes Clareadores – Ácido Tranexâmico

Tratamentos para Melasma recreio dos bandeirantes

O Ácido Tranexâmico tem sido apontado como um dos melhores tratamentos de manchas como o Melasma, pois sua ação inibidora da tirosinase e anti-inflamatória é capaz de reduzir a produção de melanina na pele.

O Ácido Tranexâmico pode ser utilizado por via tópica, intradérmica (microagulhamento ou mesoterapia) ou oral, dependendo da indicações e condições clínicas de cada paciente. Nem sempre o tratamento é o mais indicado para Melasma, na verdade, existem contra-indicações bem estabelecidas.


Por isso a avaliação dermatológica para o tratamento adequado se faz necessária e essencial. Quem tem Melasma sabe: a disciplina nos cuidados em casa com os produtos adequados e a associação de procedimentos no consultório são as melhores formas de clarear essas manchinhas!

Microagulhamento

Microagulhamento recreio dos bandeirantes

Esse procedimento estético tem chamado bastante a atenção de quem aposta nos tratamentos dermatológicos para cuidar da aparência da pele do corpo e, principalmente, do rosto como tratamentos para manchas.

Também conhecido como Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA®), o Microagulhamento é um procedimento dermatológico baseado na perfuração das camadas da pele com agulhas bem finas para estimular o colágeno.

O tratamento pode ser realizado através de diferentes técnicas – desde pequenos rolos que sustentam as agulhas até equipamentos mais modernos, automáticos, nos quais é possível regular a profundidade das agulhas e associar técnicas como a radiofrequência.

MMP e “Drug Delivery”

Drug Delivery - MMP recreio dos bandeirantes

A Microinfusão de Medicamento para Pele, ou MMP ® , é um tratamento inovador na questão da saúde da pele. Foi desenvolvido pelo Dermatologista Dr Samir Arbrache, permitindo a introdução de medicamentos estéreis no local adequado de ação, tornando o tratamento mais eficaz, rápido e pouco doloroso.

O ativo é introduzido na pele através de um aparelho que utiliza microagulhas, com velocidades e profundidades adequadas para que possa agir no local ideal.

Os principais problemas que podemos tratar pela MMP® são: cicatrizes de acne, manchas, sardas brancas (leucodermia solar), rejuvenescimento, melasma, queloides, verrugas, cicatrizes e estrias e até psoríase. O procedimento só pode ser realizado por profissionais especializados e passaram pelo treinamento específico.

O número de sessões e o medicamento que será utilizado depende da avaliação de cada caso. Os resultados são maravilhosos!

Sempre falo sobre o “Drug Delivery” como associação no tratamento dos meu pacientes, seja para rejuvenescimento, tratamento para mancha como Melasma ou alopecias. Mas o que seria isso?

O Drug Delivery é o uso de ativos específicos concentrados que serão entregues profundamente na pele. Pode ser feito associado ao microagulhamento, ao laser ou por injeção direta desses ativos.

Aproveitamos as microperfurações realizadas na pele durante os procedimentos para facilitar a permeação de produtos tópicos nas camadas profundas da pele, potencializando a penetração de ativos e reduzindo não só o tempo necessário para que o resultado apareça, como o número de sessões do tratamento

Laser

laser para melasma

Os tratamentos a laser são muito procurados por serem rápidos e apresentarem ótimos resultados nos tratamentos combinados para manchas.

Antes de fazer uma sessão de laser, é imprescindível avaliar quais as reais necessidades da pele e qual laser mais eficaz para cada caso. 

Existem lasers específicos, com energia controlada que ajudam a clarear as manchas sem aquele terrível efeito rebote!

Hoje a tecnologia está se adaptando à rotina moderna, promovendo tratamentos com pouco downtime, menos agressivos, mas com resultados de excelência!

O mais importante é o entendimento da evolução da doença! O Melasma é crônico e a melhor forma de tratar é associando procedimentos ao Skincare! Sempre de forma leve, evitando inflamações intensas que possam piorar as manchas!!


Dermato na Mídia: Manchas na Pele no Recreio dos Bandeirantes

Quer ver mais vídeos sobre Tratamentos de Manchas na pele e Melasma? Então conheça o meu canal do YouTube: Meu Canal

Dermatologista Especialista em Tratamento de manchas na pele e melasma no Recreio dos Bandeirantes – RJ
Dermatologista Especialista em Tratamento de manchas na pele e melasma no Recreio dos Bandeirantes – RJ
Dermatologista Especialista em Tratamento de manchas na pele e melasma no Recreio dos Bandeirantes – RJ
Dermatologista Especialista em Tratamento de manchas na pele e melasma no Recreio dos Bandeirantes – RJ
Dermatologista Especialista em Tratamento de manchas na pele e melasma no Recreio dos Bandeirantes – RJ

Últimas Matérias Publicadas:


Dermatologista no Recreio

Me siga nas redes sociais! Certamente você irá ver muitas outras publicações sobre Tratamentos para Manchas na pele e Melasma que realizo no Recreio dos Bandeirantes – RJ.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/dra.carumoreno/
FACEBOOK: https://facebook.com/dra.carumoreno/
WHATSAPP: (21) 99625-6065
ENDEREÇO: Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 01, Bloco Lagoa 1, Loja 162, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
PÁGINA PRINCIPAL: Dra. Ana Carulina Moreno

# Dermatologista Especialista em Tratamento de Manchas na Pele e Melasma no Recreio dos Bandeirantes


manchas na pele no recreio

PERFIL

Dra. Ana Carulina Moreno

CRM: 52.97133-2

RQE: 21135

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), eleita a melhor faculdade de medicina do país pela Center for World University Ranking.

Residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas, também da USP.

Título de Especialista em Dermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Dermatologista no Recreio dos BandeirantesProcedimentos Estéticos (Faciais e Corporais).


Conheça meu Instagram mas não deixe de seguir para não perder muitas outras Publicações sobre Tratamentos para Manchas na pele e Melasma que realizo no Recreio dos Bandeirantes – RJ.

https://www.instagram.com/p/B1tKNK7gCPt/
Dermatologista Especialista em Tratamento de manchas na pele e melasma no Recreio dos Bandeirantes – RJ
dermatologista barra da tijuca